sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

MÉDICO INCENTIVA A ADOÇÃO DE CUIDADOS COM A SAÚDE DO CORAÇÃO NO CARNAVAL



Dr. Agnaldo Pereira Souza, cardiologista


POR LUCIANA AMORIM

Carnaval é época de muita diversão, mas também é um período crítico para o coração, graças aos excessos cometidos pelos foliões. Prova disso é o aumento de 20% nos casos de ataques cardíacos e derrames, causados pelo consumo excessivo de álcool, cigarro, drogas e alimentação incorreta neste período. Por isso, “tanto as pessoas saudáveis como as que já tiveram problemas cardíacos devem ficar atentas a qualquer sintoma estranho, como cansaço exagerado, falta de ar, dor no peito, tonteira e palpitações”, alerta o Cardiologista diretor da Clínica ADS, Luiz Agnaldo Pereira Souza.

Segundo o médico, quem pretende cair na folia e já teve problemas no coração deve consultar um Cardiologista nesses dias que antecedem a festa para garantir a boa performance. Não é proibido que hipertensos, diabéticos e pessoas com doença nas coronárias brinquem durante o período. “Esses foliões devem realizar exames clínicos, eletrocardiograma, teste ergométrico e exames de sangue para verificar se a saúde está em dia. Se o resultado desse check up for positivo, pular Carnaval está liberado”, diz o especialista.
Como a Folia de Momo é uma verdadeira maratona de atividades físicas, é recomendado procurar um médico para avaliar o condicionamento físico e as taxas do organismo. Aqueles que vão sair atrás de bloco ou mesmo “curtir” na “Pipoca” já deveriam ter iniciado o hábito de fazer exercícios físicos durante 40 minutos, cinco vezes por semana. “Mas se não fez isso, o folião deve se divertir com cautela, sem exageros, para não forçar demais o músculo cardíaco”, frisa o Cardiologista.

Manter o organismo sempre hidratado também é fundamental.  O calor tropical faz muita gente passar mal diariamente. A incidência do sol forte por horas e a aglomeração de foliões podem provocar queda na pressão arterial, com dores de cabeça e até desmaios. Por isso, além de ter sempre uma garrafinha de água à mão, o ideal é usar roupas leves e ficar em lugares com sombra sempre que possível.

Outra dica é não abusar da feijoada. No Carnaval, muitos se esquecem de consumir alimentos saudáveis, como saladas e pratos leves, que as altas temperaturas do verão pedem. “O consumo de gorduras aumenta o colesterol, que é um dos fatores de risco para o infarto”, lembra o Dr. Luiz Agnaldo.

O médico lembra, ainda, que a emoção descontrolada pode elevar a pressão arterial, o que é um perigo para o coração. “O hipertenso deve reduzir o sal e consumir frutas que tenham potássio, como banana, laranja, melão, caju e frutas secas. É importante verificar sempre a pressão e mantê-la sob controle”, conclui o diretor da Clínica ADS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOCORRO!!!

  A Karisma News pede SOCORRO!!! Nunca chegamos a experimentar tanto descaso. Estamos sem alguma moeda nem pra comprar uma bala. A cada dia ...