sexta-feira, 13 de março de 2015

SÉTIMA ARTE EM DESTAQUE: PARA SEMPRE ALICE




POR GABRIEL JOSÉ
Estudante de Cinema da UESB


O cinema tem o poder de retratar a vida em todas as suas formas e maneiras, retrata também o impossível. Seja qual for o seu gênero ele nos transporta para a realidade do que é mostrado na tela, nos tornamos refém  daqueles personagens através de seus dramas, aventuras e desventuras . Segundo o filosofo grego Aristóteles no seu tratado A Poética: ´´A estrutura da melhor tragédia não é simples, mas complexa, e representa incidentes que provoquem medo e compaixão ´´ . E é isso que um filme faz, e muitas vezes o espectador, se coloca na pele do personagem: E se eu me deparasse com uma situação semelhante a essa?  E é isso que esse filme faz, mostra uma realidade que ninguém quer viver, mas que estamos sujeitos a ter, nos faz perceber que não somos nada nessa vida. Essa é a lição,que tirei de Para Sempre Alice.

Julianne Moore, éAlice Howland uma bem-casada mãe de três filhos adultos, é uma renomada professora de linguística, que começa a esquecer as palavras. Ao receber um diagnóstico devastador de Mal de Alzheimer, Alice e sua família terão seus laços testados.  Interpretação essa, que deu o Oscar 2015 a Julianne Moore , de forma merecedora.

DOIS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS LANÇAM O "ATLAS GEOGRÁFICO DE VITÓRIA DA CONQUISTA"



DA REDAÇÃO

O Atlas Geográfico de Vitória da Conquista é um material inédito. Fruto de um trabalho exaustivo de pesquisa realizado ao longo de mais de uma década já se encontra disponível nas principais livrarias de nossa cidade. É um material de pesquisa e foi adotado como recurso didático para o ensino fundamental e médio em várias escolas. 

Os autores, Ana Emília de Quadros Ferraz e Altemar Amaral Rocha, professores da UESB, receberam a comunidade e a imprensa na Casa Memorial Régis Pacheco nesta quinta-feira, 12 de março, para acmpanhar de perto o evento de lançaento do material, essencial para o ensino. O blog foi conferir de perto o evento e registrou essas fotos, que você confere na galeria abaixo:



O FESTIVAL DE INVERNO BAHIA ANUNCIA A VENDA DE LOTE PROMOCIONAL

No ano em que comemora 18 anos, #FIB24 tem ingressos promocionais nos primeiros dias de venda do evento que acontece em agosto