quarta-feira, 9 de julho de 2014

O AMARGO PREÇO DE UMA ILUSÃO

POR JOSÉ DIAS
Doutor em História Social


Muito se tem falado acerca da derrota fragorosa do time brasileiro para a Alemanha, na Copa do Mundo de 2014, sem considerar outros fatores muito mais profundos.

Apesar dos equívocos técnicos e táticos que levaram ao resultado, na prática esportiva é salutar saber lidar com as perdas e, mais que isso, algumas experiências desse tipo podem ser pedagógicas e até nos conduzir à maturidade.

Neste caso, todavia, não perdemos um jogo de futebol, mas despertamos da ilusão triunfalista que nos foi vendida pelo governo brasileiro, pela Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e pelos patrocinadores do evento.

GENTE QUE BRILHA: CLAUDIA PEREIRA



DA REDAÇÃO

Claudia Dutra Melo Pereira iniciou sua carreira como empresária em 1999 no ramo de calçados e botas. Antes, trabalhou por 15 anos como bancária. Foi eleita presidente no biênio 2010/2012 e reelegeu em 2012/2014 da Associação Comercial e Industrial de Vitória da Conquista (ACIVIC) que, em 2013, completou 60 anos. É casada com George, diretor de uma das lojas no ramo de material elétrico, e mãe de três filhos: Monique, Vanessa e George Jr. Ela atualmente esta à frente da loja Plataforma By Claudia, uma das lojas mais conceituadas no ramos de calçados em Vitória da Conquista.

Outros Homenageados>


SÉTIMA ARTE EM DESTAQUE: A CULPA É DAS ESTRELAS


POR GABRIEL JOSÉ
Estudante de Cinema da UESB


John Green é um  escritor norte-americano que vem fazendo sucesso absoluto no ramo literário. O romance “A Culpa é das Estrelas” vem alcançando posições de destaque nas livrarias do mundo inteiro e não é raro você ver jovens, especialmente garotas, com o livro nas mãos em qualquer lugar que seja. Algo que não é muito surpreendente quando você lê a sinopse da obra, que obedece o velho padrão comercial (e universal!) boy meets girl (no caso, girl meets boy), adicionando o tempero de que o casal possui limitações físicas e problemas sérios de saúde, dificultando a relação e criando obstáculos que, ainda que assumam uma forma um pouco diferente da usual, já vimos dezenas de vezes anteriormente. A adaptação do best-seller de Green para as telonas ficou a cargo dos roteiristas Scott Neustadter e Michael H. Weber, responsáveis pelo espetacular “500 Dias com Ela”, e do diretor Josh Boone, que já havia dirigido o longa “Ligados Pelo Amor”, de gênero e temática similares. Assim, o mínimo que podíamos esperar como resultado dessa junção era uma condução segura, o que de fato ocorre quando a falta de sutileza de Boone, que parece a todo instante querer forjar artificialmente um envolvimento emocional, não atrapalha.

O FESTIVAL DE INVERNO BAHIA ANUNCIA A VENDA DE LOTE PROMOCIONAL

No ano em que comemora 18 anos, #FIB24 tem ingressos promocionais nos primeiros dias de venda do evento que acontece em agosto