sexta-feira, 14 de novembro de 2014

SÉTIMA ARTE EM DESTAQUE: SIN CITY - A DAMA FATAL


POR GABRIEL JOSÉ
Estudante de Cinema da UESB

Quando “Sin City – A Cidade do Pecado” foi lançado nos cinemas, em 2005, pegou boa parte dos cinéfilos de surpresa, não só por conta de sua estética inovadora, com planos e cenários digitais impossíveis e quase cartunescos, fotografados em um esquema de três cores em alto contraste, onde cada frame do longa parecia ter sido arrancado dos dinâmicos quadrinhos homônimos de Frank Miller e alguns quadros remetiam a um teatro de sombras, mas também por exacerbar todos os clichês de filmes noir de uma maneira que não ultrapassava a perigosa fronteira da paródia, mantendo uma narrativa séria e, ao mesmo tempo, estilizada e absurda.

Nove anos depois, reencontramos os diretores Robert Rodriguez e Frank Miller na corrupta cidade de Basin neste “Sin City – A Dama Fatal”, nova compilação de contos passados no pesadelo urbano imaginado por Miller. Além de adaptar a trama-título para a telona e uma aventura curta estrelada pelo brutamontesMarv (Mickey Rourke), o quadrinista/cineasta trouxe ainda duas histórias inéditas na nona arte para apimentar o roteiro desta nova empreitada, que é, simultaneamente, continuação e prelúdio de seu antecessor.

ALUNOS DA ESCOLA MARIA SALOMÉ LANÇAM PROJETO "CONQUISTA, PRAZER TE CONHECER"





DA REDAÇÃO

A noite de 13 de novembro de 2014 ficou memorável entre os alunos da Escola Maria Salomé, em Vitória da Conquista, que lançaram o projeto “Conquista, prazer em conhecer”, e realizou, como parte do projeto, uma exposição fotográfica em homenagem aos 174 anos da cidade. O evento tambem contou com uma Noite de Autógrafos com Ana Emília de Quadros Ferraz, autora do livro “Um presente especial: Vitória da Conquista, quero te conhecer”.



Durante o projeto, os alunos do 2º ano da Escola Maria Salomé fizeram diversas excursões visitando e conhecendo importantes pontos da cidade. Entre eles estão: a Catedral Nossa Senhora das Vitórias, a Casa Memorial Régis Pacheco, o Distrito Industrial dos Imborés, a Prefeitura Municipal e o Estádio Lomanto Júnior.