quarta-feira, 11 de junho de 2014

POR QUE 12 DE JUNHO?




O ano era 1949. O dono de uma loja de departamentos que fica em São Paulo decidiu procurar o publicitário João Dória, com o intuito de criar uma data para aquecer as vendas no mês de junho, considerado o mês de baixa lucratividade no comércio. 

Então decidiu criar uma data inspirada no dia de Valentine's Day, comemorados em alguns dos países do hemisfério Norte no dia 14 de fevereiro, quando os casais apaixonados trocam presentes. Esse dia é chamado para nós o Dia dos Namorados.

Então João Dória decidiu adotar erssa prática aqui no Brasil no dia 12 de junho, porque antecede o Dia de Santo Antônio, o "santo casamenteiro," comemorado um dia depois. Então, Foi do dia 12 de junho de 1949 (era um domingo) que os brasileiros comemoraram o Dia dos Namorados.

Demorou mais de dez anos para acostumar. Mas deu certo. Hoje, é a terceira data mais lucrativa para o comércio brasileiro. Só perde para o Natal e o Dia das Mães – este último, também uma invenção do publicitário.

Fonte pesquisada: Almanaque Brasil

GENTE QUE BRILHA: VALÉRIA VIDIGAL

DA REDAÇÃO

Nascida em Viçosa, interior de Minas Gerais, Valéria Vidigal cresceu seguindo o olfato e a memória, reconhecendo e identificando os elementos da pintura e  os seus instrumentos. Muito cedo rabiscava, mesmo que ainda sem reconhecer o próprio trabalho tal como arte. A influência de se tornar atista plástico vem de sua mãe, dona Maria Auxiliadora Vidigal. 

A arte da mãe e a ciência do pai. Sensível e racional se acomodam em doce medida em seu trabalho, desde muito cedo. Aos 11 anos começou a frequentar ateliers, quando ela passou a reproduzir parte da cultura da qual cresceu. Valéria pintava marinhas, casarios, naturezas mortas e também utilizava o café como elemento , ação que veio a se consolidar como tema a partir de 2003.

Valéria formou-se em Economia Doméstica, na Universidade Federal de Viçosa (MG), onde conheceu Gianno Brito, engenheiro agrônomo, também de tradicional família de cafeicultores, com quem veio a se casar, mudando-se para Vitória da Conquista (BA) em 1992. Seu marido já comercializava alguns de seus trabalhos na Bahia e, quando para lá se mudaram, a artista abriu uma galeria de arte e escola de pintura, foi colaboradora de rádio, televisão e jornal, e continuou a pintar seus quadros. Hoje, com três filhos, Rafaela, Isabela e Renato, formam uma família de cafeicultores.

O FESTIVAL DE INVERNO BAHIA ANUNCIA A VENDA DE LOTE PROMOCIONAL

No ano em que comemora 18 anos, #FIB24 tem ingressos promocionais nos primeiros dias de venda do evento que acontece em agosto