quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

PROTESTO EM DEFESA DA SAÚDE


ASCOM do MCMP  

Mais um protesto em defesa da saúde, foi realizado na véspera do Carnaval, pelo Ativista e Presidente do Movimento Contra a Morte Prematura, André Cairo, personificado de Dra. Hige Enne, saindo às ruas de Conquista, cobrando da PMVC, melhorias na Saúde, Municipalização do Hospital de Base, e mobilização do Poder Legislativo, sendo bem visto pela população. 


Reavaliando a Constituição, afirma, “todos tem direito à saúde, com qualidade, por onde se percebe precariedades no Hospital de Base, com Ação no Ministério Público a pedido do MCMP, tendo o Hospital Esaú Matos, o nome de um médico que cumpriu o Juramento de Hipócrates, Pai da Medicina, esperando nós, uma transformação radical na Saúde, para que pessoas não sofram tanto, e o pior, morrendo antes do tempo”. 

SOBRE O CARNAVAL CULTURAL


POR JEANE MARIE ROCHA


Sempre gosto de festas e desde adolescente participo de carnavais, tanto aqui em Conquista,como fora,tanto como foliã,como também como organizadora, coordenadora na própria PMVC(na época de Pedral e Murilo) e como dona de bloco(Micareta na gestão de Guilherme).Por diversos anos participei de várias reuniões com gente que sabia o que tava fazendo (donos de blocos, Juiz,policia enfim muita gente) e aprendi muito,e de certa forma me qualifica no que eu vou dizer. Leia na íntegra a opinião da ativista cultural Jeane Marie Rocha.

Quando no domingo,resolvi dar uma passada na festa daqui, senti uma tristeza imensa, tudo bem que na entrevista que me pegaram de improviso e por tá falando de um recorte da festa que era sobre a brincadeira de criança , fiz um elogio.(Não dava para falar o que eu via e nem era apropriado,sai de lá imediatamente depois de comprar a espuma do meu neto) minhas amigas não entenderam e perguntaram: você vai embora?e eu respondi,não estou me sentindo bem(e ai já era este sentimento).E eu sabia porque.

CENA RARA NO CENTRO DE CONQUISTA



DA REDAÇÃO

Nem no domingo uma rua considerada muito movimentada em Vitória da Conquista, a Siqueira Campos, fica assim. Na manhã da terça de carnaval (17) o fotógrafo Rafael Gusmão capturou essa cena raríssima. Nenhum carro nem uma pessoa estava no local. Isso é um retrato do Carnaval de Vitória da Conquista: ruas praticamente desertas, porque muitas pessoas deixaram a capital do sudoeste baiano para curtir a folia em outras paragens, como Porto Seguro e Salvador.

CARNAVAL DO PELOURINHO ENCANTA BAIANOS E TURISTAS COM ATRAÇÕES DIVERISIFCADAS



COMUNICAÇÃO GOVERNO DA BAHIA


A Escola de Samba Unidos de Itapuã, com direito a mestre-sala e porta- bandeira, o maracatu do Bloco Bezouro, a percussão dos Meninos e Meninas do Pelourinho e o bloco Canelight. Essas são apenas algumas das atrações que podem ser vistas animando as ruas e becos do Pelourinho durante o Carnaval nesta quarta-feira (17). Grande parte destes blocos foram patrocinados pelo Governo do Estado, por meio de programas como o Carnaval Ouro Negro.

O coordenador do Canelight, Jair Lima, diz que o bloco foi criado em 2001 por seu pai e reúne hoje cerca de 1,5 mil pessoas. “Os blocos de segmentos de matriz africana têm o apoio do Estado, o que é fundamental para o Carnaval da Bahia e para manter a cultura viva”. 

LEO SANTANA PUXA BLOCO VESTIDO DE "BAIANA PERIGUETE"



DA REDAÇÃO

O cantor Leo Santana, ex-vocalista da Banda Parangolé, iniciou sua apresentação no circuito Osmar (Campo Grande) fazendo referência aos 30 anos da Axé Music, e enfatizando os pagodes antigos. Léo soltou a voz cantando inúmeros sucessos do grupo é o Tchan. 

Nesta terça de carnaval, o cantor de pagode faz um ano que deu inicio a sua carreira solo e garante que está muito feliz com o caminho que escolheu. E ainda comentou sobre o figurino que escolheu, dizendo que gosta de entrar no clima. (Foto: Elias Dantas/Ag. Haack)

NOVO AEROPORTO DE CONQUISTA SEM TERMINAL DE PASSAGEIROS




POR JOSÉ MARIA CAIRES
Movimento Conquista Pode Voar Mais Alto



Nossa preocupação com a segunda etapa do aeroporto, construção do terminal de embarque de passageiros e galpão de corpo de bombeiro do novo equipamento, tem fundamento, apesar da recuperação no cronograma da obra, a possibilidade de terminar os acessos, pista e pátio, até dezembro de 2015 são  evidentes, porém a parte de acomodação, embarque e desembarque de passageiros ainda continua sem solução, nem sequer licitou.

O mais grave é que o aumento exorbitante de 40% no asfalto, houve um desequilíbrio financeiro de todas construtoras que atuam no setor de estradas e aeroportos, a solução encontrada pelas empreiteiras foi paralisar todas obras, como forma de pressionar os governos ajustar os preços com aditivos, pois a oneração do asfalto causou desequilíbrio financeiro nas empresas do setor, que neste caso é protegido por lei e deve ser ajustado para que não sofra interrupção de obras importantes.

INDICADOS AO OSCAR: SNIPER AMERICANO




POR GABRIEL JOSÉ
Estudante de Cinema da UESB



Minha ansiedade estava a mil pra assistir Sniper Americano , por vários motivos , um deles é ele ter entrado de surpresa na corrida ao Oscar de melhor filme , alguns dizem que roubou  a vaga de Foxcather – Uma História que chocou o mundo , que eu não vi ainda, que como este daqui trata-se de uma historia baseada em fatos reais , um outro fator que me fez muito querer   ver esse filme foi o seu trailer , é um dos trailers mais impactantes dos últimos anos, e também o fato de ser o novo filme do mestre Clint Eastwood .

Sniper Americanoé  baseado no perturbador relato autobiográfico do atirador mais letal da história das forças armadas norte-americanas. Ao longo de uma década de serviço, incluindo diversas incursões ao Iraque e a outras zonas de combate durante o auge da chamada Guerra ao Terror, Chris Kyle, atirador de elite dos Seals, alcançou o recorde de mais de 150 mortes confirmadas pelo Pentágono, como disse o filme é baseado no próprio livro escrito pelo próprio Chris Kylee nos eventos reais assim sucedidos.

O FESTIVAL DE INVERNO BAHIA ANUNCIA A VENDA DE LOTE PROMOCIONAL

No ano em que comemora 18 anos, #FIB24 tem ingressos promocionais nos primeiros dias de venda do evento que acontece em agosto