domingo, 8 de março de 2015

OPINIÃO: DESABASTECIMENTO DE ÁGUA EM VITÓRIA DA CONQUISTA




POR JOSÉ MARIA CAIRES


A Barragem do Catolé tem por finalidade promover o reforço do suprimento de água de Vitória da Conquista que vem sofrendo sistematicamente com a falta de abastecimento. A expansão de demanda, por conta do crescimento da população, tem gerado escassez nos períodos de prolongadas estiagens.

A falta de recomposição da mata ciliar, a ausência de qualquer tipo de proteção na delimitação da bacia hidrográfica e o desmatamento, tem favorecido a erosão nas margens das barragens Água fria I e II, assoreando o fundo de ambas, e reduzindo de maneira considerável a capacidade de armazenamento de água.

Hoje, com absoluta certeza, não há mais possibilidade de acumular os 6 milhões de metros cúbicos que representariam a capacidade máxima dos reservatórios. A falta de recomposição ambiental é sem dúvida um dos fatores que colaboram definitivamente pra isso.

O projeto executivo da barragem do Rio Catolé é de 2012. Neste interstício de três anos, já tivemos uma licitação cancelada sob alegação de inexequibilidade. De lá pra cá esperava-se o lançamento do novo edital dessa importante obra, que injustificadamente não foi publicado. Como dizem no jargão popular: não saiu do papel.



SÉTIMA ARTE EM DESTAQUE: CÍRCULO DE FOGO



POR GABRIEL JOSÉ
Estudante de Cinema da UESB

É fato se estranhar que ,Guilhermo Del Toro ,  um diretor tão autoral , fez um brockbuster clichê tão americanizado como Circulo de Fogo. Acho que era mesmo pra demonstrar seu amor por filmes de monstro, ele já declarou em algumas entrevistas que é fã do Godizila e derivados do gênero.

Quando legiões de criaturas monstruosas, conhecidas como Kaiju, começaram a emergir do mar, uma guerra que tomaria milhões de vidas e consumiria os recursos da Terra teve início. Para combater os gigantes Kaiju, um tipo especial de arma foi criado: robôs enormes, chamados Jaegers, controlados simultaneamente por dois pilotos cujas mentes se conectam por uma ponte neural.

Porém, mesmo os Jaegers estão se provando vulneráveis diante dos incansáveis Kaiju. A derrota é iminente, e as forças de defesa do planeta não têm outra escolha senão colocar dois improváveis heróis – um ex-piloto (Charlie Hunnam) e uma cadete sem experiência (RinkoKikuchi) – para pilotar um Jaeger lendário no passado mas hoje aparentemente obsoleto. Juntos, eles são a última esperança da humanidade contra o apocalipse.

TRÊS ENTIDADES PROMOVEM EVENTO ALUSIVO AO DIA DA MULHER


DA REDAÇÃO

Na manhã deste sábado (07), realizou um evento comemorativo ao Dia Internacional da Mulher. Na oportunidade, foram entregues rosas às mulheres que circulavam pelo centro da cidade, com direito a apresentação da Fanfarra da Polícia Militar. O evento foi promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória da Conquista, Sindicato dos Comerciários e Polícia Militar.

A CDL de Conquista vive um grande momento. Pela primeira vez em mais um século de existência, uma mulher preside a entidade, Claudia Dutra Melo Pereira, empossada em fevereiro último. Tambem tem mulheres no alto escalão, podemos citar a Sheila Andrade, Glória Borges e Maria do Socorro. (Fotos: Analice Vieira/CDL)

Veja o vídeo editado por João Melo: 




O FESTIVAL DE INVERNO BAHIA ANUNCIA A VENDA DE LOTE PROMOCIONAL

No ano em que comemora 18 anos, #FIB24 tem ingressos promocionais nos primeiros dias de venda do evento que acontece em agosto