domingo, 26 de abril de 2015

GLOBO 50 ANOS: AS 25 MAIORES VERDADES



1. A Globo apoiou a ditadura

Sim, é a mais absoluta verdade. A Globo não só apoiou como cresceu à sombra da ditadura. A emissora aquiesceu, propagou e jamais questionou quem estava no governo militar. Foi recompensada por isso. Cabe lembrar que Silvio Santos também apoiou a ditadura e os militares, e criou até um programa fixo durante décadas chamado "A Semana do Presidente", exibido em seu próprio programa. O SBT não fazia jornalismo algum, mas tinha sempre em Brasília uma equipe pronta para filmar qualquer coisa que os presidentes militares fizessem.

2. Teve apoio do governo e da Embratel para virar a maior TV do país

Isso também é verdade e valeu durante décadas. Onde a governamental Embratel elevava suas antenas, nos mais longínquos rincões do território nacional, a Globo também lucrava e passava a ter uma anteninha, transmissor ou retransmissor também. Com isso ela se tornou a primeira emissora do país a ter rede nacional --a maior cobertura do pais e uma das maiores do mundo em alcance de público. Anos antes dos "milicos", por pressão de políticos de oposição, a emissora se dera mal e teve de romper o contrato que firmara com o grupo Time Life, que na época lhe emprestou US$ 6 milhões para investir em infra-estrutura.

GLOBO 50 ANOS: AS 25 MAIORES MENTIRAS


1. Roberto Marinho fazia transfusão de sangue todo ano na Suíça para não morrer 

Essa é uma das lendas mais estapafúrdias já criadas sobre a emissora e surgiu no final dos anos 70. Dizia-se que Roberto Marinho era tão poderoso que teve acesso ao segredo da imortalidade: ele viajava em segredo todos os anos para uma clínica nos Alpes Suíços (além de tudo, um local chique) para trocar totalmente seu sangue. Fazendo isso ele envelheceria muito mais lentamente e duraria séculos. Mais tarde essa lenda foi readaptada, primeiro para Eric Clapton e depois para Keith Richards: os dois haviam trocado todo o sangue na tentativa de deixar a heroína. Mas o doutor Roberto é que foi o primeiro rockstar!!! 

2. Roberto Marinho se tratava na Suíça com embriões para rejuvenescer

Trata-se de outra bobagem, uma "releitura" da lenda anterior. O curioso é que essa surgiu por volta de 2005, já nos tempos de internet. Sabem o que é pior? Nesse tempo o doutor Roberto já estava morto (2003)! A propósito, a terapia com embriões ainda nem tinha sido aprovada no Brasil (2005). A avançada Alemanha também não poderia ter feito nenhum tratamento com o jornalista, pois sua lei é de 2004. Quem sabe outra clínica bacana nos Alpes Suíços, hein? Não, não, acho que não...

GLOBO 50 ANOS: PROGRAMAS QUE FIZERAM SUCESSO ABSOLUTO



A Globo apostou - e muito - em diversos gêneros televisivos, das clássicas novelas aos recentes realities, e possui um acervo invejável de atrações que entraram não apenas para a história da TV, mas para a memória de gerações de brasileiros.

O site RD1 listou os maiores sucessos do canal carioca. A lista, no entanto, é apenas um pequeno fragmento de 50 anos de grande audiência e realizações.

NOVELAS - Nesse último meio século, a Globo lançou centenas de novelas e viu grande parte delas se tornar não apenas em sucessos de audiência, mas fenômenos que paralisaram o país e ditaram moda. Já na década de 1970, o canal lançou tramas como “Irmãos Coragem” (1970) e “O Bem Amado” (1973). Nos 80, “Roque Santeiro” (1985) e “Tieta” (1989) eram assistidas por quase todo o Brasil. Em 1990, “A Rainha da Sucata” também mexeu com o Brasil, assim como “A Próxima Vítima” (1995) e “O Rei do Gado” (1996). Nos anos 2000, os grandes destaques foram “Laços de Família” (2000), “O Clone” (2001) e “Senhora do Destino” (2004).

GLOBO 50 ANOS: AS MAIORES DECEPÇÕES



Apesar de ser uma referência nacional no ramo de televisão, a Globo pecou - e feio - das algumas produções. Agora, em pleno ano do seu cinquentenário, a emissora passa por um dos piores momentos. O horario nobre, considerada a máquina de fabricar ouro do mercado publicitário, tem sofrido com os mais baixos índices de sua história. Com a estreia de “Babilônia”, em março, as atrações do prime time desabaram.

Domingo está sendo dia de agonia. Atualmente, a rede observa as suas rivais assumirem a liderança em vários momentos em um dia em que grande parte das famílias ficam à frente na TV.

O site RD1 lista algumas produções que a emissora prefere jogar no mar do esquecimento.

GLOBO 50 ANOS: AS ESTRELAS QUE JAMAIS VIRARAM DESTAQUE NO CANAL



A Globo, dona das maiores audiências dentre as emissoras brasileiras e detentora de uma estrutura de causar inveja a qualquer rede de TV do mundo, sempre foi encarada como um sonho de consumo para qualquer profissional ligado ao setor. Neste post, vamos relembrar quem é quem que a emissora carioca fizeram questão de contratar, amargou perdas para a concorrência e um rol dos artistas que fizeram sucesso na TV, mas não no "plim-plim", segundo o site "RD1".

CONTRATAÇÕES DE PESO - Algumas das estrelas que fazem sucesso atualmente não nasceram no berço global. FAUSTO SILVA e LUCIANO HUCK, que eram da Band, chamaram a atenção da emissora líder diante do estrondoso sucesso de seus programas. Na emissora dos Saad, Faustão apresentava o “Perdidos na Noite” e devido ao êxito do formato entre o público jovem, foi contratado em 1989 para comandar as tardes de domingo da emissora, onde até hoje permanece intocado. Luciano Huck estava à frente do “Programa H” e também se destacou, por conta da desenvoltura e de seu carisma. O marido de Angélica assinou com o canal carioca em 1999 e se mantém até hoje como um dos campeões de faturamento.

O FESTIVAL DE INVERNO BAHIA ANUNCIA A VENDA DE LOTE PROMOCIONAL

No ano em que comemora 18 anos, #FIB24 tem ingressos promocionais nos primeiros dias de venda do evento que acontece em agosto