segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

PAPEL HIGIÊNICO, IMPOSIÇAO DE MARCAS E OUTROS ABUSOS DA ESCOLA NA HORA DA MATRÍCULA



POR MARCOS SOUZA FILHO
Advogado e Professor

Pauta número 1 de todo programa de jornalismo para as primeiras semanas do ano: a lista de material escolar! Não é pra menos. Muitas escolas aproveitam a época para incluir na lista materiais que, na verdade, são para uso próprio, ou da coletividade de alunos, e não do aluno individualmente.

Assim, itens como cartucho de impressora e caneta piloto (ou giz) empregados pela escola para a realização de suas finalidades, ou papel higiênico e copos descartáveis que são utilizados pelos alunos indistintamente, passam a integrar a lista como “obrigação” dos responsáveis.

A prática é abusiva! Tais materiais são de responsabilidade da escola, e já integram o valor da mensalidade, não podendo ser repassados de forma individual aos consumidores.

"BOYHOOD" LEVA O GLOBO DE OURO 2015



DA REDAÇÃO

A cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, foi palco de mais uma premiação do "Globo de Ouro" realizado na noite deste domingo (11). O principal vencedor na glamourosa noite americana foi "Boyhood: Da infância à juventude", que ainda levou três estatuetas: melhor diretor para Richard Linklater, filme (drama) e atriz coadjuvante, para Patricia Arquette. "É um filme muito pessoal para mim", comentou Linklater, antes de dedicar o prêmio aos seus pais e outros pais que "fazem o seu melhor". O longa foi gravado aos poucos entre 2002 e 2013. A história acompanha Mason (Ellar Coltrane) dos 6 aos 18 anos.

A cerimônia premiou filmes e séries de 2014, em 25 categorias, segundo votação da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood. A maior surpresa da noite foi o vencedor na categoria melhor filme - comédia ou musical. O prêmio foi para "O Grande Hotel Budapeste", sendo que o mais bem cotado era "Birdman". Com informações do G1.

SÉTIMA ARTE EM DESTAQUE: OPERAÇÃO BIG-HERO



POR GABRIEL JOSÉ
Estudante de Cinema da UESB

A princípio, a HQ “Big Hero6″ pode parecer uma escolha estranha para a primeira parceria entre a Disney AnimationStudios e sua companhia irmã, a Marvel Comics, por ser uma série obscura e pouquíssimo conhecida. No entanto, justamente por isso, serviu como uma luva para testar como o ritmo dos quadrinhos da Casa das Idéias funcionaria em uma animação do estúdio do Mickey, dando uma maior liberdade para os cineastas trabalharem com os conceitos da obra original sem a pressão dos fanboys.

O resultado é este “Operação Big Hero”, um longa ágil e colorido, que combina o melhor dos dois mundos em uma divertida e sem compromissos, embora longe de perfeita. Ambientada na cidade de San Fransokyo, uma mistura das cidades de San Francisco e Tóquio, a história segue o jovem inventor Hiro, um adolescente genial, mas sem muita disciplina, mais interessado nas ilegais (e lucrativas) lutas de robôs que em desenvolver seus dons.

CAMAROTE CLUB APOSTA NA INOVAÇÃO AO CELEBRAR 8 ANOS DE SOFISTICAÇÃO E EXCLUSIVIDADE NO CARNAVAL DE SALVADOR EM 2026

  O Camarote Club, uma das maiores atrações do Carnaval de Salvador, chega em 2026 comemorando 8 anos de existência e de sucesso. Localizado...