quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

OPINIÃO: PERSPECTIVAS PARA O CINEMA NACIONAL




POR RAFAEL CARVALHO 
(MOVIOLA DIGITAL)

2013 foi um ano muito bom para o cinema brasileiro. Foram pouco mais de 120 filmes nacionais lançados nos cinemas, que venderam mais de 25 milhões de ingressos e renderam uma média de R$ 270 milhões, segundo dados da Agência Nacional do Cinema (Ancine). Nunca antes tanta gente tinha ido aos cinemas assistir a filmes brasileiros. Mas há reais motivos para se comemorar? Digo que em partes.

É inegável que é um bom sinal ter nossos filmes cada vez mais como opção de entretenimento e programação cultural. O grande entrave é que maioria esmagadora desses filmes são produções de porte industrial, comédias de origem televisiva, capitaneadas pela poderosa Globo Filmes, excelente no departamento de marketing, mas fraca no quesito qualidade fílmica, com sua linguagem padronizada, plastificada e rasa. Aliás, grande parte desses números que saltam aos olhos no nosso mercado deve-se ao sucesso desses filmes diante do grande público.

O FESTIVAL DE INVERNO BAHIA ANUNCIA A VENDA DE LOTE PROMOCIONAL

No ano em que comemora 18 anos, #FIB24 tem ingressos promocionais nos primeiros dias de venda do evento que acontece em agosto