domingo, 21 de junho de 2015

FORRÓ PÉ DE SERRA DO PIRIPIRI: TRIO NORDESTINO ANIMA A SEGUNDA NOITE



DA REDAÇÃO

O grupo Trio Nordestino teve a sua participação inédita no Forró Pé de Serra do Piripiri, evento promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, foi marcada por muita animação e arrasta-pé. Além das atrações regionais, também se apresentaram, no palco principal do Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura, outra atração de peso: o Forró do Zé.

No palco, o grupo mostrou a tradição acumulada ao longo de quase 60 anos de carreira e três gerações de integrantes e colocou todo mundo para dançar ao som dos seus grandes sucessos que incluem clássicos do forró, como “Procurando tu” e “O Neném”.

“A gente roda esse nordeste todo e é difícil você ver essa valorização da música tradicional pé de serra. É por isso que para a gente está sendo uma honra estar aqui fazendo esse show e espero que seja o primeiro de muitos”, destacou o vocalista do Trio, Luiz Mário.

Foto: João Melo/Conquista News

SALVADOR: SÃO JOÃO REFORÇA TRADIÇÕES E DIVERSIDADE NO PELÔ




JORNALISMO GOVERNO DA BAHIA

A zabumba está dando o ritmo e a sanfona o tom da alegria no São João da Bahia, que reúne, em todos os largos e praças do Pelourinho, atrações de destaque nacional, além do tradicional forró pé de serra. Neste sábado (20), no Terreiro de Jesus, onde o palco principal é armado todos os anos, o cantor sertanejo Daniel, o forrozeiro Adelmário Coelho, a banda Mastruz com Leite, e o grupo cearense Catuaba com Amendoim foram os escolhidos para fazer o público dançar neste segundo dia de festa, que será encerrado com o show da dupla Matheus e Kauan.

Pela segunda vez o cantor sertanejo Daniel, sucesso no Brasil e no exterior, faz um show no Pelourinho. “O Brasil é uma mistura de raças, credos e gêneros musicais e o São João da Bahia é uma síntese dessa mistura. O povo baiano tem a capacidade de assimilar vários ritmos, estilos, enfim, o São João traz a tradição, mas também outros ritmos. É um momento de confraternização, especial, para as pessoas assistirem ao show gratuito, em um espaço livre”.

FORRÓ DE SERRA DO PIRIPIRI HOMENAGEIA O LEGADO DE HUMBERTO TEIXEIRA



DA REDAÇÃO

Em 2015, o Forró Pé de Serra do Piripiri dedica espaço à história e ao legado de Humberto Teixeira, compositor brasileiro, conhecido como “Doutor do Baião”.Quem visitou o Memorial do Forró, no Centro Cultural Glauber Rocha na noite desse sábado (20) pôde conferir detalhes da vida do artista retratados em cores, imagens e diferentes formatos. A história do forrozeiro foi explorada pela arte, unindo o artesanal ao escultural, a informação ao encanto. No espaço, um ator interpreta o homenageado.

O prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, comenta sobre a atual edição do Forró Pé de Serra do Piripiri: “Esse ano, estamos homenageando Humberto Teixeira. Na década de 50, ele conheceu Luiz Gonzaga e daí em diante nasceu uma grande parceria, inclusive, com músicas que são verdadeiros hinos como ‘Asa Branca’ e tantas outras que se tornaram grandes sucessos. Nós nos esforçamos, dentro desse conceito de festa, para estarmos prestando, a cada ano, uma homenagem a altura de cada um desses grandes ícones da cultura nordestina e ninguém melhor para merecer este ano a nossa homenagem do que Humberto Teixeira”.

Vale lembrar que personalidades da cultura nordestina, como Patativa do Assaré, Sivuca, Luiz Gonzaga e Dominguinhos, teve suas obras celebradas nas edições anteriores do projeto.

Fotos: Blog do Anderson

CINCO PROGRAMAS DO SBT QUE DEIXARAM A GLOBO À PILHA AOS DOMINGOS




DA REDAÇÃO

O domingo é considerado um dia da semana onde a família se reúne na sala para assistir televisão, mas é um dia de guerra de audiência entre as emissoras. Com a ausência de novelas na Globo, outras emissoras conseguem disputar a audiência se tiverem no gatilho uma boa atração. A emissora dos Marinho, nos seus 50 anos, viu o domingo ser um dia bastante pesado. No período entre 1976 (quando Silvio Santos Saiu e foi para a Tupi) e 1989 (quando Fausto Silva estreou),  a Globo teve graves problemas nas tardes de domingo. Aliás, Fausto Silva passou por maus bocados por um longo período.

Ainda que o "Programa Silvio Santos" seja o mais longevo da televisão brasileira, ainda dá trabalho à Globo após às 23h com a exibição de pegadinhas, mas o site "NaTelinha" vai "desmembrar" o "PSS" e relembrar quais programas (todos do SBT) levaram a Globo "à pilha". Confira:

5. CURTINDO UMA VIAGEM

Celso Portiolli já chegou a ser apontado como sucessor de Silvio Santos, assim como Gugu. Jovem, com boa aparência e articulação, Portiolli começou no "Passa ou Repassa" em 1996 substituindo Angélica. Cinco anos mais tarde, teve sua grande chance. Com um projeto só seu, entrava no ar o "Curtindo uma Viagem" nas tardes de domingo, onde não só deu muito trabalho à Globo, mas venceu por diversas vezes a apresentadora Xuxa com seu "Planeta". 

O FESTIVAL DE INVERNO BAHIA ANUNCIA A VENDA DE LOTE PROMOCIONAL

No ano em que comemora 18 anos, #FIB24 tem ingressos promocionais nos primeiros dias de venda do evento que acontece em agosto