domingo, 21 de junho de 2015

CINCO PROGRAMAS DO SBT QUE DEIXARAM A GLOBO À PILHA AOS DOMINGOS




DA REDAÇÃO

O domingo é considerado um dia da semana onde a família se reúne na sala para assistir televisão, mas é um dia de guerra de audiência entre as emissoras. Com a ausência de novelas na Globo, outras emissoras conseguem disputar a audiência se tiverem no gatilho uma boa atração. A emissora dos Marinho, nos seus 50 anos, viu o domingo ser um dia bastante pesado. No período entre 1976 (quando Silvio Santos Saiu e foi para a Tupi) e 1989 (quando Fausto Silva estreou),  a Globo teve graves problemas nas tardes de domingo. Aliás, Fausto Silva passou por maus bocados por um longo período.

Ainda que o "Programa Silvio Santos" seja o mais longevo da televisão brasileira, ainda dá trabalho à Globo após às 23h com a exibição de pegadinhas, mas o site "NaTelinha" vai "desmembrar" o "PSS" e relembrar quais programas (todos do SBT) levaram a Globo "à pilha". Confira:

5. CURTINDO UMA VIAGEM

Celso Portiolli já chegou a ser apontado como sucessor de Silvio Santos, assim como Gugu. Jovem, com boa aparência e articulação, Portiolli começou no "Passa ou Repassa" em 1996 substituindo Angélica. Cinco anos mais tarde, teve sua grande chance. Com um projeto só seu, entrava no ar o "Curtindo uma Viagem" nas tardes de domingo, onde não só deu muito trabalho à Globo, mas venceu por diversas vezes a apresentadora Xuxa com seu "Planeta". 


O game trazia cinco amigos e cinco amigas disputando numa série de provas no palco o prêmio que seria dado pelo programa, uma viagem inesquecível para algum lugar do Brasil ou exterior. O problema, no entanto, estava nos altos custos do "Curtindo". Em 2002, a atração foi remanejada para os sábados e logo passou a exibir reprises, até que em 2003 foi definitivamente cancelado. 

Voltou com o nome de "Curtindo com Reais" em 2007, durante o horário nobre de semana, mas o fiasco permaneceu. 



4. QUAL É A MÚSICA

Famoso na década de 1980, a gincana musical voltou repaginada em 1999 nas tardes de domingo. O objetivo era alavancar os índices do horário e entregar em alta para Gugu Liberato. Com um cenário moderno e palco giratório, a competição voltou a cair nas graças do público, e Silvio Santos chegou até a comandar algumas edições do game ao vivo para enfrentar "Planeta Xuxa" que, por vezes, perdia feio para o dono do SBT. 

A preocupação era que o game não cansasse, e então,Silvio Santos colocava e tirava do ar o "Qual é a Música" a seu bel-prazer. Também foi ao ar nas noites de domingo, onde assim como nas tardes, o sucesso continuava decolando.

O humorista Tom Cavalcante foi o grande responsável pela volta do "Qual é a Música" ao SBT. Imitando Silvio na Record e parodiando a atração, Tom conseguia o segundo lugar copiando 100% o programa. Com isso, em 2005, Silvio Santos resolveu gravar novas edições do game. O programa estava tão esquecido, que o dono do Baú havia gravado vários "Qual é a Música" em 2003 que sequer tinham ido ao ar. 

Ou seja, o animador gravou novos programas e colocou os antigos, de 2003 nas noites de domingo após o "Domingo Legal" em meados de 2005. O resultado? O programa se despediu naquele ano com 21 pontos de média e um confortável segundo lugar.


3. TOPA TUDO POR DINHEIRO

As famosas pegadinhas já faziam o "Fantástico" de vítima no começo da década de 1990 (antes o título era "Tudo por Dinheiro"). Embora nunca tenha sido líder na média contra o "Show da Vida", Silvio Santos infernizava o jornalístico distribuindo dinheiro e colocando Ivo Holanda para apanhar. A atração terminou em 2001 sendo líder de audiência independentemente do que a Globo colocasse para concorrer. Era a última atração do "Programa Silvio Santos". Deu lugar à "Casa dos Artistas", próximo programa da lista.


2. CASA DOS ARTISTAS

A "Casa dos Artistas" teve pouco tempo no ar, mas o suficiente para incomodar - e muito - os diretores da Globo e a insônia ganhou força entre eles. O Brasil era conhecido, no final de 2001, como o país do "futebol, carnaval e da Casa dos Artistas", tamanho fenômeno que a atração se tornou nas noites de domingo.

Por sete semanas, o SBT derrotou o até então imbatível "Fantástico" e incomodou no horário nobre a novela das 21h da Globo, "O Clone". A emissora carioca, de fato, havia jogado a toalha e desistido de tentar concorrer com o novo 'brinquedo' de Silvio Santos que monitorava celebridades dentro de uma casa. 

Em 2002, a "Casa dos Artistas 2" derrotou por algumas vezes o "Fantástico" e a terceira edição, que veio praticamente na sequência, ficou em primeiro lugar somente na final. 

1. DOMINGO LEGAL

Embora Silvio Santos sempre tenha sido uma pedra no sapato da Globo, o "Domingo Legal" enquanto teve Gugu Liberato como apresentador, também foi motivo de surto de vários diretores globais. No período que compreendeu de 1997 a 2002, quando Faustão e Gugu passaram a concorrer, o louro do SBT parece que tinha descoberto a fórmula do sucesso e não deixava nada para a concorrência. Musicais, games e jornalismo, além de especiais como o "Sentindo na Pele" fizeram sucesso no "Domingo Legal".

Em 2001, não perdeu nenhum confronto para Faustão. O baque foi tanto que a Globo cogitou cancelar o "Domingão" e transferir o "Caldeirão do Huck" para os domingos. Mudanças foram feitas na atração de Fausto Silva foram várias, além da troca de diretores. Até GC (Gerador de Caracteres) o "Domingão" teve, prática que não é muito comumdentro da Globo.

A disputa do "Domingo Legal" pelo primeiro lugar perdurou até 2003, ano em que ainda havia disputas acirradas com Faustão. Mas com a queda de audiência do SBT como um todo e o escândalo do PCC em setembro, Gugu praticamente deixou de ser uma ameaça. Desde 2009, a atração é comandada por Celso Portiolli das 11h às 15h e vem alcançando bons índices, chegando a ficar à frente da Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOCORRO!!!

  A Karisma News pede SOCORRO!!! Nunca chegamos a experimentar tanto descaso. Estamos sem alguma moeda nem pra comprar uma bala. A cada dia ...