domingo, 9 de novembro de 2014

SÉTIMA ARTE EM DESTAQUE: GAROTA EXEMPLAR

POR GABRIEL JOSÉ
Estudante de Cinema da UESB


O agendamento da mídia determina as pautas que são noticiadas na imprensa, destacando temas que devem ser discutidos e acompanhados pela opinião pública. Grandes escândalos estão sempre em alta e a imprensa provoca a reação e a curiosidade do leitor, que passa a acompanhar essas histórias diariamente, quase como quem vê uma novela ou um reality show. O público vai formando o seu ponto de vista a partir do que é mostrado e, algumas vezes, tem a consciência de que nem tudo é como realmente foi dito. Em certos casos, a abordagem é superestimada, principalmente pelos veículos sensacionalistas, que fazem de tudo pela audiência, inclusive especular ou mentir demais. Os jornais e emissoras insistem no assunto até que uma nova pauta substitua a anterior e cause o mesmo estardalhaço.

Em 2002, quando Suzane Von Richthofen foi acusada de ter ajudado o namorado a matar os próprios pais, a pauta virou comoção não só pelo absurdo que fere a base familiar, mas por tudo que poderia render na imprensa. O público é curioso e justiceiro. Por muito tempo, só se falou sobre o assunto e até hoje a história é repescada quando convém (como estou fazendo agora). Dito isso, dois pontos antes de falar sobre “Garota Exemplar”: a mídia está interessada em cliques e em espectadores conectados no turbilhão de notícias e os conflitos familiares, políticos e sociais serão sempre um prato cheio para alimentar a imprensa. Resta saber como a recepção da informação pode ou não ter caído no absurdo. Manter a criticidade, mesmo sabendo que tudo é possível, aparenta ser a melhor saída.

VITÓRIA DA CONQUISTA - 174 ANOS: ODE À ANIVERSARIANTE


POR MARCÍSIO BAHIA


Sentimentos nobres brotam quando reverenciamos o pedaço de chão, onde fincadas estão nossas raízes, florescemos, e os frutos da lida diária ganham cor, sabor e melodia. Em caso particular, versamos sobre Vitória da Conquista, consolidada capital regional, situada no eixo de ligação norte-sul do país, entre o sertão e o litoral, completando nesse domingo, 9 de Novembro, seus altivos 174 anos de emancipação política, com fases de crescimento bastante distintas, mas sempre diante de fervorosa agitação social.

As manchas deixadas pelo desbravamento genocida, o sangue indígena derramado, e na outrora luta letal pelo poder não sobrepõem sua trajetória pujante de crescimento, lutas e glórias. Na Terra que se utilizou rosas para combater fuzis, a palavra comunidade ganhou sentido literal na vida e morte de Edivanda Teixeira, e a filosofia educacional ganhou voz através do Frei Serafim do Amparo, sempre houve um brotar fenomenal de lideranças jovens, pensadores, idealistas, artistas e intelectuais. Da pena e do nanquim, da câmera na mão e de uma ideia na cabeça ou através da lírica poesia malunga de uma viola festeira, nossa gente consegue encantar o mundo, traduzida na genialidade de Camillo, Glauber, Cajaíba, Elomar, e de tantos outros ativistas do pensamento que convivem na Vitória de um universo iluminado, alimentando nosso “Menino da Vida” com o grosso do pirão feito na gamela de Esechias e Jeovah.

A VERDADE SOBRE O COLESTEROL


DA REDAÇÃO

O colesterol é um lípido (gordura), assim como um esterol (álcool esteróide a partir do qual são produzidos hormonas esteróides). Ele se move em toda a corrente sanguínea, ligado aos triglicérides e fosfolipídios, e, juntos, os três são conhecidos como uma lipoproteína.

Existem dois tipos: lipoproteínas de alta densidade (HDL) e lipoproteínas de baixa densidade (LDL). Os primeiros têm uma proteína superior à proporção de gordura, enquanto o último tem um mais baixo. O LDL transporta o colesterol em todo o corpo para as células e tecidos que o requerem, enquanto o HDL coleta qualquer excesso de colesterol e leva-o para o fígado, que pode usá-lo para produzir bile, ou reciclá-lo. Se houver excesso de gordura e colesterol no sistema, haverá muitas LDLs, e ao invés de entregar o colesterol necessário, vão começar a depositar colesterol extra nas artérias - podendo causar aterosclerose, bloqueios e ataques cardíacos.

O FESTIVAL DE INVERNO BAHIA ANUNCIA A VENDA DE LOTE PROMOCIONAL

No ano em que comemora 18 anos, #FIB24 tem ingressos promocionais nos primeiros dias de venda do evento que acontece em agosto