quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

FILMES INESQUECÍVEIS: UM SONHO DE LIBERDADE



POR GABRIEL JOSÉ
Estudante de Cinema da UESB

Do que poderia ser a pior das negações da vida, a prisão é forma de punição encontrada pelo Estado para àqueles que transgridem a lei, a moral e a ética, estas que historicamente originam-se de conceitos civilizacionais que encontram fundamentos na tradição de culturas religiosas, curiosamente como a concepção da ideia de “redenção”, esta que dá o título original a este filme. Algo que muitos filósofos modernos consideram um equívoco, tal como a muito influente romancista e filósofa AynRand, que defende que o código do bem e do mal do homem, com as conotações emocionais de elevação, enaltecimento, nobreza, reverência, grandiosidade pertencem somente ao universo dos valores do homem, os quais, segunda a autora citada, a religião indevidamente se apropriou.

Um Sonho de Liberdade  (The ShawshankRedemption, 1994) é um filme imensamente popular e que sobreviveu com louvor aos tempos. É um clássico do cinema. Adorado, televisionado, revisto, presente nos tops de cinéfilos, bem avaliado por público e crítica. No entanto, eis um filme de prisão –  o mais horrendo e temível destino de todo cidadão. Eleito por muitos o melhor filme de todos os tempos (o filme está atualmente em 1º lugar no TOP250 De Todos os Tempos do IMdb, que é o maior banco de dados sobre cinema do Mundo), este drama de prisão excede qualquer expectativa do espectador. Seja ela do tamanho que for.

BRANCO OU COLORIDO? QUAL A ROUPA MAIS ADEQUADA NO REVEILLON?



POR JOÃO MELO
Conquista News

O réveillon é a uma das festas mais esperadas do ano e a mais sofisticada. As mulheres passam semanas à procura da roupa perfeita, aquela que valoriza o corpo e chama a atenção na medida certa. Muitas pessoas acreditam que estar vestida com a cor adequada na virada será responsável por atrair boas vibrações para o novo ano, por isso, é bom não errar na escolha.

Para ajudar, a moda está cada vez mais democrática e diversificada, o que abre as possibilidades para as pessoas com os mais diversos tipos de corpos se vestirem bem. Por isso, a consultora de moda Aline Porto indica: ‘O mais importante na hora de escolher uma peça é se sentir confortável’, explica.

No Brasil , a tradição é passar a virada do ano usando branco, a cor que representa a paz, mas a especialista explica que quem apostar no colorido para a festa também não vai errar. Os tons de flúor e as cores fortes prometem estar presentes no réveillon. Em Vitória da Conquista o movimento foi intenso nesta terça-feira, com muita gente procurando roupas brancas para a virada do ano.

SÍNDROME DO ANO-NOVO



POR PASTOR ORLANDO FILHO


Todo fim de ano cria-se anseios novos, alvos, sonhos nascem, há um renovo de idéias como não tem como haver em outro dia do ano…

A expectativa do novo são muito mais fortes do que a angústia do passado, porque essas datas marcam com mais exatidão aquilo que se foi,

que se perdeu, trazendo a tristeza das promessas não realizadas e o medo de novas frustrações no futuro…

Somos infectados por uma síndrome centenária que forja nossa mente na crença desta realidade de mudança de data…

Mas o dia 31 de dezembro é realmente um dia de entrada para mudanças no posterior dia 1º ? Onde está o Novo Ano?

Quantos de nós por anos almejamos mudanças nesta passagem de ano e ao chegar no mês seguinte as frustrações começam, por não está atingindo o pré-determinado?

O FESTIVAL DE INVERNO BAHIA ANUNCIA A VENDA DE LOTE PROMOCIONAL

No ano em que comemora 18 anos, #FIB24 tem ingressos promocionais nos primeiros dias de venda do evento que acontece em agosto