quarta-feira, 17 de abril de 2013

CERIMONIALISTA OU MESTRE DE CERIMÔNIA?




POR CARLA ANDRADE


Para quem atua no ramo do Cerimonial Público, dois profissionais são imprescindíveis para um evento de sucesso: o Cerimonialista e o Mestre de Cerimônia, já que é muito difícil cabecear e correr para defender o gol, ao mesmo tempo. Eu inclusive já abordei o tema Mestre de Cerimônia nos artigos e é bom esclarecer mais uma vez que, embora ambos operem na mesma atividade os dois tem funções distintas. Quando você ouve, o mestre de cerimônia dizer um sonoro: Senhoras e Senhores sejam bem vindos, o cerimonialista já estava trabalhando há horas, às vezes dias, quiçá meses. E aqui vale uma descrição poética do professor Silvio Lobo: “Esse, que tem sempre um sorriso nos lábios, alegria nos olhos, respostas rápidas e soluções precisas é o Cerimonialista. Um misto de conselheiro e orientador, planejador e executor, codificador e normatizador, decorador e contra regra. È Comunicador, Pedagogo, Relações Públicas, Orador, Escritor, Poeta e Sonhador”.

Portanto, é notório que o mercado esta cheio de Cerimonialistas, porque qualquer pessoa que se julgue apta a organizar eventos, se auto-intitula Cerimonialista, e começa a trabalhar sem ao menos fazer um curso, apenas por vocação. Assim, é necessário observar alguns pontos para exercer a atividade, porque, hoje em dia, apenas gostar do que faz não é o suficiente para desempenhar corretamente os ritos cerimonialísticos, sejam eles públicos ou privados.

O FESTIVAL DE INVERNO BAHIA ANUNCIA A VENDA DE LOTE PROMOCIONAL

No ano em que comemora 18 anos, #FIB24 tem ingressos promocionais nos primeiros dias de venda do evento que acontece em agosto