sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

BIOGRAFIAS NÃO AUTORIZADAS FOI TEMA DE PALESTRA NA OAB; LANÇADO O LIVRO "O RÉU E O REI"



O jornalista e historiador Paulo Cesar de Araújo esteve em Vitória da Conquista em 11 de dezembro de 2019 para falar sobre biografias não autorizadas. O evento gratuito foi promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Vitória da Conquista. 



Conquistense, formado em história pela UFF e em jornalismo pela PUC-RJ e especialista em música popular brasileira, além do polêmico “Roberto Carlos em detalhes” (Planeta, 2006), Paulo Cesar é autor de “Eu não sou cachorro, não” (Record, 2002), obra que revelou a censura à música brega durante a ditadura militar e “O Réu e o Rei”, que conta a história da sua intensa relação com a música de Roberto Carlos, dos dezesseis anos de pesquisa que embasaram a redação da biografia, e por fim os meandros de uma das mais comentadas e controversas guerras judiciais travadas recentemente no Brasil. Atualmente é professor da rede Faetec e do Departamento de Comunicação Social da PUC-RJ.



Após a palestra, Araújo concedeu uma sessão de autógrafos do livro “O Réu e o Rei”, objeto de verdadeira polêmica pública, a batalha em torno da proibição de “Roberto Carlos em detalhes”. A obra conta história do biógrafo que tenta encontrar sentido nos anos dedicados a estudar a trajetória de seu ídolo na música brasileira. É uma história ainda sem ponto final, mas, sobretudo por isso necessária, que deve ser lida por todos os que se interessam pela discussão em torno da liberdade de expressão.



O evento ocorreu no auditório Dr. Fabiano Vieira Santos Aguiar, localizado na sede da OAB Vitória da Conquista, e o blog Karisma News noticia o fato em fotos:

KNOAR MANHÃ 26042024