segunda-feira, 25 de abril de 2016

UM CASAL SENSUAL




 (Foto: Marco Mello/Divulgação)


A atriz LAURA KELLER protagonizou um ensaio sensual ao lado do marido, o empresário JORGE SOUZA. As fotos foram feitas dias antes de o casal embarcar para a Califórnia, onde foi curtir o festival de música Coachella. Laura e Jorge estão juntos há um ano e quatro meses. Com informações do EGO.


 (Foto: Marco Mello/Divulgação)

 (Foto: Marco Mello/Divulgação)


SÉTIMA ARTE EM DESTAQUE: MOGLI, O MENINO LOBO


POR GABRIEL JOSÉ
Estudante de Cinema da UESB


A nova Onda Disney atualmente,é adaptar suas animações clássicas para versões em live action, e essa fase para mim está sendo bastante interessante tanto para a indústria do cinema e para fãs da Disney, como eu que cresci vendo esses filmes , Disney sempre fez parte de mim desde criança por isso essa adaptação mexem muito comigo, e vão para um lado pessoal, mas este texto não foi só escrito por um apaixonado crítico estudante de cinema foi também escrito por um fã , mas também como olhar de fã analiso também de uma forma mais exigente.

As adaptações para Live Action começaram com a releitura de Tim Burton Alice no País das Maravilhas (2011) , seguido pelo decepcionante Malévola (2014),versão açucarada da vilã de A Bela Adormecida, esse eu detestei , ano passado tivemos a bela adaptação de Keneth Bragnahan com Cinderela(2015) ,onde tantas qualidades que não me decepcionaram Cate Blanchet reina absoluta com sua versão da madrasta Lady Tremiane .   E agora , A nova versão” de “Mogli: O Menino Lobo” é nostálgica e impressionante pelos efeitos visuais, que comprovam mais um milagre do cinema, mas não seria tão bem-sucedida se não fosse também envolvente e emocionante.


Vou fazer uma breve sinopse para quem não conhece a história: Mogli (Neel Sethi) é um menino criado por uma família de lobos. Mas Mogli sente que não é mais bem-vindo na floresta quando o temido tigre Shere Khan (voz de Idris Elba), que carrega cicatrizes causadas por caçadores, promete eliminar o que ele considera uma ameaça. Forçado a abandonar o único lar que conhece, Mogli embarca em uma cativante jornada de autoconhecimento, guiado pela pantera e mentora Bagheera (voz de Ben Kingsley) e pelo alegre urso Baloo (voz de Bill Murray). Pelo caminho, Mogli encontra criaturas da selva que não são exatamente bondosas, incluindo Kaa (voz de Scarlett Johannsson), uma cobra cuja voz sedutora e olhar penetrante hipnotizam o menino lobo, e Rei Loiue (voz de Christopher Walken), o nobre de fala mansa que tenta convencer Mogli a contar o segredo da ilusória flor vermelha mortal: o fogo.

Jon Favreau é um diretor que não brinca em serviço. Seu currículo não deixa mentir: “ primeiro “Homem de Ferro” (2008) é um exemplo disso. O sucesso de “Mogli” apenas confirma a confiança depositada pela Disney em seu talento. Assistir ao filme dá a impressão clara de que um peso enorme saiu das costas do cineasta. Com Mogli ele insere uma coesão narrativa muito eficiente em relação as histórias originais. Existe uma leveza, uma fluidez muito eficiente que evita que o filme se torne episódico, e ainda preserva elementos essenciais da animação clássica de 1967. O que parecia forçado na animação aqui adquiri maior desenvolvimento e lógica.

Darei Três exemplos que mais chamaram minha atenção. Primeiro a relação de Mogli com os Lobos, na animação isso é tratado de uma maneira muito superficial, aqui o vínculo afetivo é bem mais presente e marcante. O segundo a relação de amizade entre Mogli e Baloo, em 1967 era um amor repentino, bonito mas repentino, parecia forçado, aqui a amizade deles é construída com mais calma, dando mais espaço também para relação de Mogli com Baghuera , aliás o Mogli dessa nova versão é um garoto consciente que apesar de amar viver na selva reconhece a ameaça presente de ShereKan e tem a consciência que tem que ir para a aldeia de homens. Aliás Shere Kan é o terceiro ponto seu papel aqui é mais presente, sua ameaça é constante durante todo filme, eu necessito assistir esse filme legendado ouvi dizer que o trabalho de voz do Idris Elba é simplesmente perfeito, na versão dublada temos que contentar com a voz do Tiago Lacerda.

O CGI do filme é impressionante você tem a impressão que realmente está em uma selva de verdade, essa alusão no 3D se faz mais real , do ponto de visual Mogli o menino Lobo é um espetáculo cinematográfico.

Para os mais novos, sua trama resgata até a estrutura do roteiro de “O Rei Leão” (1994). E não tem como errar quando a inspiração é essa. Mas, para os mais velhos, o atrativo da nostalgia é ainda mais irresistível. Dificilmente os fãs da animação  conseguirão segurar as lágrimas quando o urso Baloo sejunta a Mogli para cantar Somente o Necessário . O que também é uma ousadia: em meio à tanto realismo, Jon Favreau não fugiu das canções.

Assim, o novo “Mogli” é um pseudo-live-action que não representa só uma nova adaptação do livro de Kipling. É uma homenagem à própria história da Disney e suas produções infantis de outros tempos.



O FESTIVAL DE INVERNO BAHIA ANUNCIA A VENDA DE LOTE PROMOCIONAL

No ano em que comemora 18 anos, #FIB24 tem ingressos promocionais nos primeiros dias de venda do evento que acontece em agosto