sexta-feira, 28 de novembro de 2014

OVÁRIOS POLICÍSTICOS




POR DORODINA SOUSA CORREIA
Ginecologista


É a endocrinopatia mais comum da mulher, e acomete 5% a 12% das mulheres em idade reprodutiva. É a causa mais frequente de anovulação crônica, portanto de infertilidade de causa ovulatória. Tem relevante ocorrência familiar, principalmente em parentesco de primeiro grau (20%-60%), destacando o componente genético associado.

A Síndrome dos Ovários Policísticos, como o próprio nome deixa entrever, se caracteriza por ovários policísticos e alterações como falta de menstruação ou irregularidade menstrual, infertilidade, hirsutismo e obesidade.

Diversos fatores estão envolvidos na origem desse distúrbio, com evidências de alterações no eixo hipotálamo hipófise e ovários, além de fatores ambientais e genéticos. É consenso para o diagnóstico, quando existem pelo menos dois dos fatores, como ciclos menstruais irregulares (ciclos longos com 35 a 40 dias, ou ausência de menstruação) e ausência de ovulação. Sinais de hiperandrogenismo clínico e laboratorial, que ao exame identifica-se o excesso de pelos em locais tipicamente masculinos, acne, queda de cabelo, e ainda alterações hormonais.

FOTOS: FACULDADE SANTO AGOSTINHO PROMOVE "SARAU CIDADE PELA ARTE"



DA REDAÇÃO

A Faculdade Santo Agostinho realizou numa brilhante noite desta quinta-feira (27) o "Sarau Arte pela Cidade", para o lançamento oficial da instituição em Vitória da Conquista. O evento, realizado na Casa de Eventos Limão Doce, contou com toda a direção da instituição, além de autoridades, a exemplo do ex-secretário de saúde e deputado federal eleito, Jorge Solla, o diretor das Faculdades Santo Agostinho na cidade, professor Manoel Augusto, o deputado estadual Jean Fabrício Falcão, a subsecretária de saúde do estado, Suzana Ribeiro, os vereadores Fernando Vasconcelos, Irma Lemos e Juvêncio Amaral, os secretários municipais de administração comunicação e educação, respectivamente Gildásio Oliveira, Ricardo Marques e Valdemir Dias, dentre tantas outras autoridades.

Na oportunidade, os presentes puderam visitar uma galeria de obras de arte confeccionadas por artistas plásticos da região sudoeste da Bahia, alem de um show musical. O lançamento oficial ocorreu um dia depois que a Faculdade Santo Agostinho apresentou apenas à imprensa conquistense as novas instalações da unidade, situada na Avenida Olívia Flores, Bairro Candeias, onde funcionou o extinto Colégio São Tarcísio. O primeiro vestibular para Conquista já está com inscrições abertas para os cursos de arquitetura e engenharia civil. 

O FESTIVAL DE INVERNO BAHIA ANUNCIA A VENDA DE LOTE PROMOCIONAL

No ano em que comemora 18 anos, #FIB24 tem ingressos promocionais nos primeiros dias de venda do evento que acontece em agosto