quinta-feira, 13 de novembro de 2014

INFERTILIDADE FEMININA E GRAVIDEZ EM IDADE AVANÇADA




POR DRA. DORODINA SOUSA CORREIA*


Um casal é considerado infértil, quando após 12 meses de relações sexuais freqüentes e regulares, sem nenhum método anticoncepcional, não conseguem engravidar. As causas da infertilidade são 40% femininas, 40% masculinas e cerca de 15 a 20% desconhecidas, ou não aparentes.

O período para a investigação da infertilidade, pode ser variável, de acordo a idade da mulher e a ansiedade do casal. Quando a mulher tem mais de 35 anos, 6 meses já serão suficientes para iniciar a investigação e após os 40 anos, 3 ou 4 meses .A pesquisa poderá ser realizada ainda, em qualquer momento , de acordo o bom senso, e o bem estar do casal.

Com o avançar da idade, ocorre redução da quantidade e da qualidade dos óvulos da mulher. Assim, a gestação em idade avançada, além de reduzir as chances de gravidez, aumenta a incidência de fetos com alterações cromossômicas, principalmente a Síndrome de Down.Esta Síndrome tem uma curva ascendente com a idade materna e cerca de setenta por cento dos embriões sofrem abortamento espontâneo. O risco de recorrência, ou seja, de aparecer numa nova gestação, deverá ser analisado, caso a caso, de acordo a idade da mãe.

A mulher moderna, que pretende adiar a maternidade, poderá beneficiar-se do congelamento de óvulos. Também é uma opção para pacientes que tem de se submeter a tratamento de câncer, ou seja, antes de iniciar as sessões de quimioterapia. O congelamento de óvulos, entretanto, não é uma garantia de gestação futura. Há ainda o custo de manutenção anual, até que os óvulos sejam fecundados e transferidos para a mãe.

*Dra. Dorodina Sousa Correia. Ginecologia/Reprodução Assistida.

O FESTIVAL DE INVERNO BAHIA ANUNCIA A VENDA DE LOTE PROMOCIONAL

No ano em que comemora 18 anos, #FIB24 tem ingressos promocionais nos primeiros dias de venda do evento que acontece em agosto