quarta-feira, 16 de julho de 2014

GENTE QUE BRILHA: CAUTO FREITAS

DA REDAÇÃO

Natural de Brasília (DF), filho de Ary Araújo de Freitas e Mirandolina da Costa Faria, da família veio a ideia do apelido, Cauto, que acabou sendo adotado no dia a dia de trabalho e entre os amigos.

O publicitário foi empresário em São Paulo no segmento de mala direta e banco de dados e sócio-proprietário de um eco-resort em Ilhabela, litoral paulista. Trabalhou como freelancer durante seis anos em eventos de grande porte, tais como a Fórmula 1 no Salão do Automóvel em São Paulo.

O QUE FAZ A PRESSÃO SUBIR?


POR DR. FLÁVIO CURE PALHEIRO

Como cardiologista muitas vezes sou questionado sobre os motivos que levam a pressão arterial a subir. Como acontece esse fenômeno e suas consequências. A percepção geral é de que se alguém está sob estresse, nervoso, preocupado, há a elevação. Está correto, mas não são apenas esses fatores, outros também complexos estão envolvidos, tais como a idade, os hábitos alimentares e físicos.

A idade, por exemplo, é um fator de risco, pois com o tempo as artérias por onde circula o sangue vão enrijecendo. Menos flexíveis dificultam a passagem do líquido e, desta forma, o sangue que é bombeado pelo coração encontram menos espaço para circular. Com isso a pressão sobe.

SÉTIMA ARTE EM DESTAQUE: VIZINHOS



POR GABRIEL JOSÉ
Estudante de Cinema da UESB

Uma das principais características que uma boa comédia deve conter é a capacidade máxima de não se levar muito a sério. É algo intrínseco ao próprio gênero; é comédia, não drama. Nos tempos atuais, alcançar tal façanha é um feito extremamente penoso, tendo em vista um público/consumidor cada vez mais ávido por tramas simples, mastigadas e politicamente corretas e menos propenso a se entregar sem medo à piada pela piada.

Evidente que o fato de ter na piada um fim em si mesmo, e não um meio para lições de moral estapafúrdias e clichês, tão típicas do “cinemão” americano (e mundial, eu diria. Basta conferir os enlatados brasileiros, por exemplo, que saem a rodo todo ano), não implica necessariamente em humor escrachado e pastelão. Apesar de difícil e cada vez mais raro de encontrarmos, há sim como equilibrar essa característica com um toque de inteligência que nos leve a uma reflexão crítica do mundo em que vivemos e dos valores que norteiam a sociedade. Chaplin nos ensinou muito sobre isso em várias de suas obras-primas, que, de tão numerosas, torna-se inconveniente citá-las.

O FESTIVAL DE INVERNO BAHIA ANUNCIA A VENDA DE LOTE PROMOCIONAL

No ano em que comemora 18 anos, #FIB24 tem ingressos promocionais nos primeiros dias de venda do evento que acontece em agosto