domingo, 26 de abril de 2015

GLOBO 50 ANOS: AS ESTRELAS QUE JAMAIS VIRARAM DESTAQUE NO CANAL



A Globo, dona das maiores audiências dentre as emissoras brasileiras e detentora de uma estrutura de causar inveja a qualquer rede de TV do mundo, sempre foi encarada como um sonho de consumo para qualquer profissional ligado ao setor. Neste post, vamos relembrar quem é quem que a emissora carioca fizeram questão de contratar, amargou perdas para a concorrência e um rol dos artistas que fizeram sucesso na TV, mas não no "plim-plim", segundo o site "RD1".

CONTRATAÇÕES DE PESO - Algumas das estrelas que fazem sucesso atualmente não nasceram no berço global. FAUSTO SILVA e LUCIANO HUCK, que eram da Band, chamaram a atenção da emissora líder diante do estrondoso sucesso de seus programas. Na emissora dos Saad, Faustão apresentava o “Perdidos na Noite” e devido ao êxito do formato entre o público jovem, foi contratado em 1989 para comandar as tardes de domingo da emissora, onde até hoje permanece intocado. Luciano Huck estava à frente do “Programa H” e também se destacou, por conta da desenvoltura e de seu carisma. O marido de Angélica assinou com o canal carioca em 1999 e se mantém até hoje como um dos campeões de faturamento.

Ainda em 1999, a "vênus platinada" tirou mais três figuras nas concorrentes: ANA MARIA BRAGA, que transformou o “Note e Anote”, da Record, no programa mais lucrativo da emissora, SERGINHO GROISMAN, que ficou oito anos no SBT, onde apresentava o “Programa Livre”. JÔ SOARES foi outro nome a deixar o canal de Silvio Santos para voltar à emissora do Jardim Botânico.

Em 1996, a cinquentenária tirou do SBT aquela que ainda hoje é uma das loiras mais famosas do Brasil: ANGÉLICA. A apresentadora comandava o “TV Animal” na antiga emissora e foi substituída por Eliana – por anos as duas nutriram uma rivalidade na TV.

GALVÃO BUENO é outro que a Globo conheceu por meio de seus rivais. O locutor esportivo, consagrado nacionalmente, já deu expediente na TV Record, Bandeirantes e Gazeta, se tornando titular na atual casa após a saída de Luciano do Valle.

Na dramaturgia, a emissora passou por uma verdadeira mudança em sua cartilha. Além de ir buscar atores em emissoras concorrentes, a TV fundada por Roberto Marinho (1905-2003) ainda passou a colocá-los como protagonistas de suas produções. Foi o que -aconteceu com nomes como MARCELO SERRADO, GABRIEL BRAGA NUNES, CHAY SUEDE, ARTHUR AGUIAR e SOPHIA ABRÃO. 


PERDAS

Mas tambem existem outras estrelas que fizeram história na Globo e agora deixa a emissora dos Marinho babando de ciúme por fazerem sucesso na concorrência. Um deles é MÁRCIO GARCIA, ator e apresentador do "Vídeo Show" migrou para a Record em 2004. No canal do Bispo Edir Macedo, Garcia fez grande sucesso com o semanal “O Melhor do Brasil”, comandado por ele até 2008. No mesmo ano, Márcio retornou para a Globo para protagonizar “Caminho das Índias”, novela assinada por Glória Perez.

Garcia foi substuido por outro ex-global, RODRIGO FARO, atualmente o campeão de faturamento da casa. A rede de Edir Macedo ainda tirou do canal concorrente TOM CAVALCANTE, em 2004, aproveitando-se da insatisfação do humorista com o canal carioca. Tom permaneceu na Record por seis anos e, agora volta à Globo, mas no canal pago do grupo, o Multishow.

Mais recentemente, neste ano, a Record contratou a peso de ouro um dos maiores nomes da televisão brasileira: XUXA MENEGUEL. A loira deve estrear no segundo semestre um programa, de formato semelhante ao da Ellen Degeneres.

Muitos não sabem, mas SÉRGIO CHAPELIN deixou a bancada do “Jornal Nacional” em 1983 para apresentar o “Show sem Limite”, do SBT, no entanto, a experiência não deu certo e ele retornou ao canal carioca um ano depois.

Passado algum tempo, Silvio atacou novamente o jornalismo da Platinada e tirou uma de suas principais âncoras: ANA PAULA PADRÃO. A morena reformulou o Departamento de Jornalismo do canal e estreou o “SBT Brasil”, no ar até hoje na programação do SBT. Padrão ainda passou pela Record e hoje está na Band.

Na década de 90, o mesmo Dono do Baú buscou na líder os autores WALTHER NEGRÃO, BENEDITO RUY BARBOSA, e GLÓRIA PEREZ. Antes mesmo de estrearem uma produção no SBT, os três voltaram à antiga casa através de uma manobra que rendeu à emissora nada menos que R$ 70 milhões em multas.


OS NÃO-GLOBAIS E APENAS "CONVIDADOS"

Diversos artistas são considerados ícones da TV e sequer pisaram no território da “Vênus Platinada” apenas como convidados. O primeiro deles atende pelo nome de HEBE CAMARGO (1929-2012). A eterna "Dama da TV" começou a carreira na extinta Rede Tupi com “O Mundo é das Mulheres”, programa que apresentava diariamente nos anos 1950. Após uma passagem pela TV Continental, tambem extinta, foi contratada em 1966 pela Record e fez história apresentando o “Hebe Comanda o Espetáculo”, atração que a consagrou como comunicadora.

A loira esteve ainda na Bandeirantes, mas foi finalmente chamada pelo SBT em 1985. Na TV de Silvio Santos, a Rainha ficou por 25 anos e só saiu em 2010, após problemas na renovação de seu contrato. No mesmo ano, recebeu no “Domingão do Faustão” o troféu Mário Lago e gritou no ar: “Eu estou na Globo”.

GUGU LIBERATO é outro que jamais teve seu salário pago pela Globo. Revelado por Sílvio Santos nos anos 1980, com o estrondoso sucesso do "Viva a Noite" nas noites de sábado, lançou grupos que marcaram época, como Menudo, Dominó e Polegar. O loiro ainda tornou-se um rival ferrenho da Globo nas tardes de domingo, com o "Domingo Legal", entre os anos 1990 e 2000. 

Em 2009, o homem do pintinho amarelinho deixou o SBT rumo à Record seduzido por uma proposta estimada em R$ 3 milhões mensais. Na nova casa, ficou por quatro anos, metade do previsto inicialmente pelo contrato. Quase dois anos depois, retornou ao canal para apresentar uma atração nas noites de terça, quarta e quinta-feira, no ar atualmente.

Uma das apresentadoras mais conhecidas da TV brasileira, ELIANA compõe o time dos que fizeram sucesso fora do “Plim Plim”. A loira começou no SBT em 1990, onde comandou com êxito o infantil “Bom Dia & Cia”. Não demorou muito e a carismática “menina” chamou a atenção da Record. No canal da Barra Funda, Eliana seguiu focada no público infantil, até entrar na guerra dominical para comandar o “Tudo é Possível”, quando, em 2009, retornou ao SBT.

RATINHO, ADRIANE GALISTEU, RAUL GIL, CELSO PORTIOLLI e LUCIANA GIMENEZ completam o casting das estrelas que conseguiram conquistar o público, longe dos domínios da emissora líder.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

KNOAR MANHÃ 26042024