domingo, 26 de abril de 2015

GLOBO 50 ANOS: PROGRAMAS QUE FIZERAM SUCESSO ABSOLUTO



A Globo apostou - e muito - em diversos gêneros televisivos, das clássicas novelas aos recentes realities, e possui um acervo invejável de atrações que entraram não apenas para a história da TV, mas para a memória de gerações de brasileiros.

O site RD1 listou os maiores sucessos do canal carioca. A lista, no entanto, é apenas um pequeno fragmento de 50 anos de grande audiência e realizações.

NOVELAS - Nesse último meio século, a Globo lançou centenas de novelas e viu grande parte delas se tornar não apenas em sucessos de audiência, mas fenômenos que paralisaram o país e ditaram moda. Já na década de 1970, o canal lançou tramas como “Irmãos Coragem” (1970) e “O Bem Amado” (1973). Nos 80, “Roque Santeiro” (1985) e “Tieta” (1989) eram assistidas por quase todo o Brasil. Em 1990, “A Rainha da Sucata” também mexeu com o Brasil, assim como “A Próxima Vítima” (1995) e “O Rei do Gado” (1996). Nos anos 2000, os grandes destaques foram “Laços de Família” (2000), “O Clone” (2001) e “Senhora do Destino” (2004).


Mais recentemente, “Avenida Brasil (2012) foi uma das primeiras a ultrapassar as fronteiras dos índices de audiência e se tornar o assunto mais mencionado das redes sociais. Afinal, o seu último capítulo foi assisitido como se fosse ver a seleção brasileira disputar a final de Copa do Mundo.

HUMOR - Um dos carrões-chefe da Globo, o humor foi responsável pela cativação do público. “Os Trapalhões” (1977-1994), “Viva o Gordo” (1981-1987), “TV Pirata” (1988-1992), “Escolinha do Professor Raimundo” (1990-1995 e 2001) e “Casseta & Planeta” (1992-2012), caíram no gosto do brasileiro, assim como “Sai de Baixo” (1996-2002), “A Grande Família” (2001-2014), “Os Normais” (2001-2003) e, mais recentemente, “Zorra Total” e “Tá no Ar: A TV na TV”.

JORNALISMO - Em 1973 ia ao ar o primeiro “Fantástico”, atração que se tornaria símbolo do jornalismo global e revolucionaria a TV brasileira com uma fórmula que mesclava reportagens investigativas e quadros de entretenimento. No mesmo ano, estreou o “Globo Repórter”. Embora fortemente conservadora, a emissora também inovou ao apostar em outras linhas jornalísticas como o sangrento “Linha Direta” e em algumas ocasiões surpreendeu o público com reportagens arrojadas e abordagens inesperadas. Hoje, a modernidade dá o tom do setor, que tem William Bonner como principal rosto e o “Jornal Nacional” como produto de maior audiência.

REALITY-SHOWS - No início foi sinônimo de futilidade, mas o “Big Brother Brasil” foi abraçado por uma legião de fãs e revolucionou a programação da Globo, que abraçou de vez esse formato, que virou produto nostálgico entre os norte-americanos. Além dos anônimos confinados na mansão e supervisionados por Pedro Bial, a emissora também alcançou êxito com o emocionante “No Limite” e, anos depois, reencontrou o sucesso com o “The Voice Brasil”. Este, porém, é apontado por alguns como o gênero no qual a Globo mais cometeu erros e atrações como “Fama”, “O Jogo”, “Jogo Duro” e “Hipertensão” saíram do ar e não deixaram muitas saudades.

AUDITÓRIO - Muitos dos telespectadores mais jovens não imaginam que o “Programa Silvio Santos” já foi a principal atração dos domingos da Globo na década de 1960. A passagem do animador pela emissora serviu para fazer com que ela investisse cada vez mais no gênero e programas como o “Cassino do Chacrinha” e (em menor escala) o atual “Domingão do Faustão” se tornaram célebres por sua capacidade de reunir toda a família no sofá da sala.

Ao longo dos anos, a Globo ainda se consagrou com muitos outros formatos e atualmente tem como desafio encontrar novos nomes que possam dar continuidade à tradição do canal neste quesito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

KNOAR MANHÃ 26042024