domingo, 8 de março de 2015

SÉTIMA ARTE EM DESTAQUE: CÍRCULO DE FOGO



POR GABRIEL JOSÉ
Estudante de Cinema da UESB

É fato se estranhar que ,Guilhermo Del Toro ,  um diretor tão autoral , fez um brockbuster clichê tão americanizado como Circulo de Fogo. Acho que era mesmo pra demonstrar seu amor por filmes de monstro, ele já declarou em algumas entrevistas que é fã do Godizila e derivados do gênero.

Quando legiões de criaturas monstruosas, conhecidas como Kaiju, começaram a emergir do mar, uma guerra que tomaria milhões de vidas e consumiria os recursos da Terra teve início. Para combater os gigantes Kaiju, um tipo especial de arma foi criado: robôs enormes, chamados Jaegers, controlados simultaneamente por dois pilotos cujas mentes se conectam por uma ponte neural.

Porém, mesmo os Jaegers estão se provando vulneráveis diante dos incansáveis Kaiju. A derrota é iminente, e as forças de defesa do planeta não têm outra escolha senão colocar dois improváveis heróis – um ex-piloto (Charlie Hunnam) e uma cadete sem experiência (RinkoKikuchi) – para pilotar um Jaeger lendário no passado mas hoje aparentemente obsoleto. Juntos, eles são a última esperança da humanidade contra o apocalipse.



Esse é um daqueles filmes que demorei pra ver, após o seu lançamento , as vezes quando demoro de ver um filme sou surpreendido, e me pergunto porque não a tal obra anteriormente…. Mas não foi o caso de Circulo de Fogo , após ver o filme continuei o mesmo pensamento que me restringiu de ver em seu lançamento , há dois anos atrás . é um filme mediano, sem surpresas no quesito roteiro, todos personagens são clichês, os diálogos não são grande coisa, nem O Idris Elba que sempre escolher bem os seus personagens, não se salva e oscila constantemente com sua personalidade .

Agora no quesito visual o filme é conduzido de maneira perfeita. As batalhas são impressionantes, os monstros de Circulo de Fogo, fazem o Godizila parecer uma lagartixa, as lutas entre os monstros são perfeitas, principalmente as lutas no mar, aliás, o mar é um elemento importante nesse filme, é como um personagem adicional, as cores também são lindas, cores fortese impactantes . Se Circulo de Fogo , tivesse sido dirigido por um diretor como Michael Bay, seria aquele estupro visual que foi Transformers , que considero a pior franquia cinematográfica de efeitos especiais de todos os tempos, tanto em aspectos técnicos, quanto aos aspectos de elenco e roteiro. Guilhermo Del Toro sabe exatamente o que fazer na hora das cenas de batalha, ele sabe deixar a câmera quieta, o espectador ver cada detalhe do que está acontecendo em uma cena de batalha, a edição não é frenética.

Circulo de Fogo é um filme que faz jusaquilo que ele se propõe, que é um  blockbuster, de temporada do verão americano, ele não se propõe a ser Tarantinesco, muito menos um filme noir , ele se propõe a entreter e é longo demais , ultrapassa mais ou menos vinte minutos do necessário , e com pouquíssimas surpresas. É muito bem dirigido, resumindo Circulode Fogo: Misture, Amargeddon, Matrix Revolutions, Transformes , e Independece Day você terá Circulo de Fogo, sendo que ele é bem melhor que estes filmes citados. Se você é fã incondicional de um blockbuster, assista Circulo de Fogo é o que você está procurando, se 
você procura um filme com mais conteúdo, então não se arrisque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOCORRO!!!

  A Karisma News pede SOCORRO!!! Nunca chegamos a experimentar tanto descaso. Estamos sem alguma moeda nem pra comprar uma bala. A cada dia ...