quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

INDICADOS AO OSCAR: SNIPER AMERICANO




POR GABRIEL JOSÉ
Estudante de Cinema da UESB



Minha ansiedade estava a mil pra assistir Sniper Americano , por vários motivos , um deles é ele ter entrado de surpresa na corrida ao Oscar de melhor filme , alguns dizem que roubou  a vaga de Foxcather – Uma História que chocou o mundo , que eu não vi ainda, que como este daqui trata-se de uma historia baseada em fatos reais , um outro fator que me fez muito querer   ver esse filme foi o seu trailer , é um dos trailers mais impactantes dos últimos anos, e também o fato de ser o novo filme do mestre Clint Eastwood .

Sniper Americanoé  baseado no perturbador relato autobiográfico do atirador mais letal da história das forças armadas norte-americanas. Ao longo de uma década de serviço, incluindo diversas incursões ao Iraque e a outras zonas de combate durante o auge da chamada Guerra ao Terror, Chris Kyle, atirador de elite dos Seals, alcançou o recorde de mais de 150 mortes confirmadas pelo Pentágono, como disse o filme é baseado no próprio livro escrito pelo próprio Chris Kylee nos eventos reais assim sucedidos.


O filme não perde tempo, ele começa na exata cena que me fezachar o seu trailer eletrizante , a cena é seguinte Chris Kyle está em vigília alvo em mira tentando decidir se ele atira ou não em uma criança que carrega uma bomba na mão. Já deu pra sentir o impacto dessa cena, e o tempo de decisão nos leva ao flashback de mais ou menos vinte minutos que nos levar a entender como ele chegou até ali. Um defeito desse filme é que ele não está nem um pouco interessado com o outro lado da moeda, comojá é de praxe os americanos sempre mostrarem que eles que são sempre os verdadeiros heróis , inclusive cria vilões pontuais  para intensificar ainda mais essa dinâmica para dar uma cara ao ´´mal´´. A sua capacidadecaro leitor de relevar   da  falta verossimilhança dos fatos, a propaganda militar e o exagerado patriotismo americano é o que vai determinar se você vai gostar ou não desta obra. Mas encarando o filme só como uma obra pra entreter deixando de lado os fatos históricos, Sniper Americano é muito bom ,é desnecessário dizer aqui que Clint Eastwood é excelente , já que o filme recebeu 6 indicações ao Oscar me fez questionar porque não uma sétima indicação de melhor diretor? A edição e mixagem de som são excelente e tenho quase certeza que leva o Oscar nessas duas categorias. .

Clint Eastwood, que assumiu a direção depois que Steven Spielberg  deixou a produção por conta do orçamento limitado, constrói o filme como um estudo psicológico do personagem-título. Desfaz o mito para entender não o guerreiro, mas o homem disposto a sacrificar tudo pelo seu país. Troca a grandiloquência da guerra pelas observações intimistas. Ao mesmo tempo, não abandona os elementos narrativos e de entretenimento, contornando as possíveis restrições orçamentárias ao reproduzir a estrutura de um western no contexto do Iraque, e os dilemas entre o mocinho e a família.

Bradley Cooper, que também produz o filme, atesta em cada cena seu comprometimento com a história. Mostra a cada trabalho que é um dos melhores de sua geração, sua interpretação éfabulosa, aliás muito melhor que em Trapaça filme a qual foi indicado a ator coadjuvante ano passado , faz merecedora da indicação de melhor ator que recebeu esse ano , ele mostra com perfeição as situações que um soldado do naipe dele passa e as consequências que a guerra leva para sua vida pessoal  e de sua família, que está representa pela atriz Sienna Miller única coadjuvante de peso na história , ela está muito bem em uma atuação verdadeira e emocionante.

Sniper Americano é um ótimo filme verossímil e destilado demais na propaganda do super soldado americano, mas como obra cinematográfica como gênero de guerra é uma obra fantásticamereceu as indicações que recebeu ao Oscar.  Recomendo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

KNOAR MANHÃ 26042024