quarta-feira, 11 de junho de 2014

GENTE QUE BRILHA: VALÉRIA VIDIGAL

DA REDAÇÃO

Nascida em Viçosa, interior de Minas Gerais, Valéria Vidigal cresceu seguindo o olfato e a memória, reconhecendo e identificando os elementos da pintura e  os seus instrumentos. Muito cedo rabiscava, mesmo que ainda sem reconhecer o próprio trabalho tal como arte. A influência de se tornar atista plástico vem de sua mãe, dona Maria Auxiliadora Vidigal. 

A arte da mãe e a ciência do pai. Sensível e racional se acomodam em doce medida em seu trabalho, desde muito cedo. Aos 11 anos começou a frequentar ateliers, quando ela passou a reproduzir parte da cultura da qual cresceu. Valéria pintava marinhas, casarios, naturezas mortas e também utilizava o café como elemento , ação que veio a se consolidar como tema a partir de 2003.

Valéria formou-se em Economia Doméstica, na Universidade Federal de Viçosa (MG), onde conheceu Gianno Brito, engenheiro agrônomo, também de tradicional família de cafeicultores, com quem veio a se casar, mudando-se para Vitória da Conquista (BA) em 1992. Seu marido já comercializava alguns de seus trabalhos na Bahia e, quando para lá se mudaram, a artista abriu uma galeria de arte e escola de pintura, foi colaboradora de rádio, televisão e jornal, e continuou a pintar seus quadros. Hoje, com três filhos, Rafaela, Isabela e Renato, formam uma família de cafeicultores.



Como o desdobramento desta fase, Valéria Vidigal reafirma sua vocação para o café e a sua sensibilidade para retratá-lo. Herança, do rigor científico paterno, docemente misturado aos sentimentos de leveza e equilíbrio que inspiram seu trabalho na arte, ofício da mãe. O resultado da mescla, uma artista independente, com personalidade e estilos próprios, que se reafirma em cada trabalho, todos eles reconhecidos. Nenhuma pretensão de revolucionar a pintura ou mudar o mundo, mas o interesse convicto em retratar o seu mundo, com suas cores e seu tema, o café, os seus modos e saberes.

Recentemente, ela abriu uma exposição "Café com Amor" para homenagear a memória de Maria Helena Caires, falecida filha da empresária Walmária Caires, neste mês de junho. Anualmente, ela promove a Semana Nacional do Café, que chega a 8ª edição e será realizada em julho, na Fazenda Vidigal.


Visite o site da artista:
www.valeriavidigal.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

KNOAR NOITE 24042024