Robson do Val nasceu em Salvador/Ba, em 15 de agosto de 1964. Se formou jornalista pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em sua cidade natal. Iniciou a carreira de jornalista em 1987 na TV Itapoan (hoje Record Bahia) em Salvador. Trabalhou em algumas das principais redes de TV do país como a Rede Globo, SBT, Cultura e Rede Brasil. Nas emissoras, exerceu as funções de repórter, apresentador e editor.
Passou pela TV Subaé (afiliada à Globo em Feira de Santana) em 1988. Em seguida, ficou por cinco anos na TV Bahia, de 1989 a 1994. No ano seguinte atuou pela CNT e logo se transferiu para a TV Aratu, hoje afiliada ao SBT na Bahia.
Em 1997 entrou para a TVE Bahia, na emissora, exerceu as funções de repórter, editor e apresentador até o ano de 2012, quando se desligou da emissora e passou a atuar como apresentador na rádio Baiana 89.3 FM.
Produziu e dirigiu mais de trinta documentários para a televisão brasileira, sobre os mais variados temas. Nesses trabalhos, registrou desde a biografia de personalidades influentes, como Jorge Amado, Pierre Verger, Antônio Carlos Magalhães e Irmã Dulce, até as manifestações da cultura popular nordestina e os aspectos da influência africana na formação da identidade brasileira.
Esteve por um breve período prestando serviços a RTP de Portugal onde produziu um documentário, além de diversas reportagens sobre as festas de junho naquele país.
Em 2013, lançou o livro Roma Negra, romance histórico com tema relacionado à formação étnica, social e religiosa da Bahia, baseada numa ampla pesquisa em jornais do século XIX. Atualmente organiza conferências sobre o Poder da Comunicação e se dedica a novas pesquisas históricas que resultarão em novos trabalhos literários.
Atualmente, ele possui um blog chamado "Balanço do Dia" e um programa homônimo na Rádio Clube FM, em Vitória da Conquista.
Fonte: Portal dos Jornalistas
Parabéns primo.
ResponderExcluir