quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

SÉTIMA ARTE EM DESTAQUE: STAR WARS EPISÓDIO VII - O DESPERTAR DA FORÇA



POR GABRIEL JOSÉ
Estudante de Cinema da UESB

Finalmente!!O  filme mais esperado de 2015, muita expectativa foi gerada em torno do VII episódio da Trilogia mais querida do cinema mundial , expectativa essa que conquistou novos fãs para a saga, com certeza foi o filme mais comentado e esperado do ano, e não é que não deixou a desejar o filme é incrível, a Disney soube respeitar a história, em meu conceito é o 3° melhor filme de 2015, perdendo apenas para MAD MAX- Estrada da Fúria e Divertida Mente, então deixemos de enrolação e vamos ao que interessa o filme mais esperado dos últimos anos, Star Wars – Episodio VII o Despertar da Força.


A história se passa trinta anos após Star Wars Episodio VI O Retorno de Jedi (1982)  , a ameaça ocorrente é a primeira ordem que procura o Luke Skywalker, a trama começa seguindo a personagem Rey , uma catadora de peças de nave, interpretada por Daisy Ridley, e o personagem Fiin, que um ex Stormtrooper, interpretado pelo ator John Boyega. O caminho de ambos se cruzam , temos o principal alicerce do filme. Mais que isso seria Spoiler.


Vou começar falando da direção promissora do J.J Abhrams , que tecnicamente faz um trabalho perfeito. As sequências de ação tem uma flutuação muito dinâmica aqui, ele alterna muito bem em composições paisagísticas imponentes, e uma movimentação ágil de câmera que há momentos em que acompanha a ação em planos abertos, e momentos que acompanha a ação , como se estivesse dentro de uma das naves, tudo muito bem editado. Edição aliás muito coerente ao ritmo da narrativa. Fora os aspectos técnicos, J.J Abrhams , faz um excelente trabalho em conciliar elementos clássicos da trilogia , com futuras tradições, mas há momentos em que o filme ecoa  muito a trilogia original, ficando referencial demais principalmente a Star Wars Episodio IV – Uma Nova Esperança, a nostalgia pesa aqui, mas não é o fio condutor do filme.

A direção de atores é fantástica, em termos interpretativos Star Wars Episodio VII- O Despertar da Força é o melhor filme da saga nesse sentindo, novamente cito Daisy Ridley com sua Rey que com toda  certeza é a grande estrela do filme, ela é puro carisma, personagem cheia de mistérios, deixando no ar muita coisa que ainda será desvendado sobre ela , quero ver mais filmes com essa atriz que certamente veio para ficar.

O Vilão , Kylo Ren, personagem do ator  Adam Driver, é um dos pontos fortes desse novo capitulo de Star Wars, achava que poderia ser uma versão 2015 de Darth Vader, mas me enganei, ele possui um papel muito difícil nessa saga. A humanização que foi dada ao seu personagem é incrível, muitas pessoas podem o chamar de uma criança mimada, mas vejo um personagem atormentado, indeciso por negar a luz que há dentro dele, suscetível a dúvida, um conflito interno muito forte, mas, ao mesmo tempo, é implacável, egoísta e ganancioso por querer ser maior que Darth Vader. Devo dizer que Kylo Ren possui o arco mais interessante desta história, sendo seu caminho em minha opinião indefinido ainda, acho que iremos nos surpreender com ele.

Ainda temos o BB8, incrivelmente fantástico, conquista a todos nós e ele tem papel importante na trama. Ver os personagens clássicos de volta é muito emocionante, e o final é daqueles tipos de finais que deixa o espectador desesperado para ver o próximo episódio. Tenho um enorme orgulho em dizer que a força foi desperta de uma maneira inigualável, que venha os próximos filmes, com certeza não é surpresa nenhuma Star Wars Episodio VII quebrar todos os recordes de bilheteria que vem quebrando, candidato forte a destronar Avatar no raking de maior bilheteria do cinema. É uma obra digna de aplausos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOCORRO!!!

  A Karisma News pede SOCORRO!!! Nunca chegamos a experimentar tanto descaso. Estamos sem alguma moeda nem pra comprar uma bala. A cada dia ...