quarta-feira, 18 de novembro de 2015

ARTE PELA CIDADE FOMENTA PLATAFORMAS DIGITAIS



POR JOANA ROCHA
VoceVê Comunicação

No último dia 9 de novembro, Vitória da Conquista ganhou mais uma edição do Projeto Arte pela Cidade, uma exposição artística a céu aberto que fica em cartaz até o final do mês. A iniciativa, que homenageia os 175 anos da cidade completados nesse mês, levou 81 painéis com reproduções de fotógrafos locais a praças e avenidas da cidade. Quem assina o projeto é a Faculdade Santo Agostinho de Vitória da Conquista (Fasavic), que conta ainda com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC) e curadoria da agência vOceve Multicomunicação. 

A novidade este ano é a ampliação do projeto que lançou mão de outros recursos para democratizar o diálogo artístico. Um site e um aplicativo foram produzidos especialmente para essa edição. “Conquista é um celeiro de artistas”, afirma o professor Manoel Augusto, diretor da Fasavic. Ele explica que a ideia é dar mais visibilidade e acessibilidade à produção artística conquistense e estender a exposição de rua para outros espaços. 

Quem visitar o domínio www.artepelacidade.com.br vai se deparar com todo o conteúdo dessa edição, incluindo as obras e descritivos dos nove fotógrafos participantes. São fotos e informações dos fotógrafos envolvidos. Além disso, a edição de 2014 também pode ser conferida. Já o aplicativo, construído para sistema Android, que pode ser baixado gratuitamente, permite um tour virtual pelas imagens da exposição. 

Outra novidade é a possibilidade de artistas, nascidos ou moradores de Conquista, poderem criar um perfil no site, no qual poderão exibir dados de suas carreiras e amostras de seus trabalhos. Basta acessar o site e clicar na aba Participe (os dados informados passam por moderação). “Desde a primeira edição, queríamos alcançar mais artistas porque reconhecemos a diversidade cultural de Conquista. A solução foi criar este espaço virtual e possibilitar que artistas de várias linguagens participem do Arte pela Cidade. Fizemos a proposta e a FASA topou de imediato”, informa Marco Antonio Jardim, um dos membros da produção. 

Segundo os organizadores, quem ganha é o público, que poderá conhecer um pouco mais da produção cultural de Vitória da Conquista. Podem se cadastrar artistas de variadas linguagens, como artes visuais, performance, música e literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOCORRO!!!

  A Karisma News pede SOCORRO!!! Nunca chegamos a experimentar tanto descaso. Estamos sem alguma moeda nem pra comprar uma bala. A cada dia ...