quarta-feira, 28 de outubro de 2015

FESTIVAL DO MORRO TERÁ CENOGRAFIA SUSTENTÁVEL



POR TAÍS LEITE
LK Comunicação

Pelo quatro ano consecutivo, o Festival do Morro levanta a bandeira da Sustentabilidade. Por está inserido dentro de uma Área de Proteção Ambiental, a preservação ambiental é uma das principais preocupação da organização do evento. 

Este ano, toda cenografia do Festival do Morro será composta por materiais sustentáveis, inclusive os adornos que vão decorar a Vila, do Século XVI, foi desenhada trazendo elementos ilustrativos da fauna, flora, que junto com instrumentos musicais revelarão o tema "Primavera de Cores e Sons". 

Assinada pelo cenógrafo baiano João Teixeira (responsável por grandes produções cenográficas no Brasil e fora do país, inclusive em Israel), as estruturas serão feitas em materiais de baixo impacto ambiental, como eucalipto de reflorestamento, papel reciclado, com selo de garantia, no lugar da tradicional lona plástica.

Toda a tinta será à base de água, que não utiliza solvente ou outros materiais poluentes. Com isso, o artista buscou soluções visuais, estéticas com o objetivo de  influenciar pessoas, modificar e interferir no meio ambiente de forma positiva.

O projeto valoriza a participação da comunidade local. As alegorias receberão elementos confeccionados por artesãs nativas, com material reciclado, aproveitamento de sucatas, retirados do lixo do Morro de São Paulo, otimizando a criatividade e os recursos ambientais locais.

A cenografia contará com testeira e totens de flores, insetos típicos da mata atlântica que cobre a ilha. Instrumentos e notas musicais dão o tom, movimento e beleza final às estruturas. 

O Festival de Morro vai receber Zeca Baleiro, na sexta-feira (31), Maria Rita no sábado (31), e as bandas BaianaSystem e Negra Cor, no domingo, dia (1), além de atrações locais. 

O Festival, que entra na 6ª edição, aconteceu pela primeira vez em 2010. O evento já faz parte do calendário cultural da Bahia e reúne conceituados shows de MPB. A festa começa no dia 30 de outubro e vai até o dia 01 de novembro, feriado prolongado de Finados. O evento é gratuito, e atrai cerca de 20 mil pessoas por noite.

O Festival do Morro é uma realização da Prefeitura Municipal de Cairu e conta com patrocínio do Governo do Estado da Bahia, através da Bahiatursa, Secretaria de Turismo e do Fundo de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário