segunda-feira, 22 de junho de 2015

AS NOVELAS DA RECORD QUE INCOMODARAM A GLOBO NA AUDIÊNCIA


DA REDAÇÃO

Novelas nem sempre são sinônimo de Globo. No atual cenário dramatúrgico, alguns produtos desse gênero fora da "Vênus Platinada" vem sendo destaque nos índices do Ibope. A exemplo de "Os Dez Mandamentos", exibida pela Record, vem incomodando o maior telejornal da Globo, o "Jornal Nacional". Na última terça-feira (16), registou 17 de média, chegando a ficar cerca de 4 pontos atrás de “Babilônia” em alguns momentos.

De 2004 para cá, a emissora paulista conseguiu emplacar diversos sucessos para seus padrões. E o site"RD1" publicou outras novelas da Record que deram dor de cabeça para a emissora líder.

PROVA DE AMOR (2005)

Maior sucesso da nova fase da rede em teledramaturgia, a trama de Tiago Santiago, exibida entre 2005 e 2006, incomodou bastante a emissora carioca, sobretudo o “Jornal Nacional”. No dia 18 de janeiro de 2006, a atração registrou 25 pontos de pico, vencendo o principal telejornal da concorrente na Grande São Paulo. No mesmo dia, no Rio de Janeiro, a história chegou a ficar em primeiro lugar por 17 minutos. O último capítulo de “Prova de Amor” emplacou expressivos 23 pontos de média, chegando aos 28 nos picos. Foi, sem dúvida, um divisor de águas para o canal de Edir Macedo.

VIDAS OPOSTAS (2006)

A audiência do desfecho de “Prova de Amor” foi superada meses depois pela trama protagonizada por Maytê Piragibe e Léo Rosa. Foram 25 pontos de média no dia 27 de agosto de 2007, também último dia de exibição do enredo. Na ocasião, a Record se manteve por 44 minutos na liderança na Grande São Paulo. A trama venceu a Globo em outros momentos, principalmente às quartas-feiras, dia de exibição de jogos na rival.

CAMINHOS DO CORAÇÃO (2007)

Uma produção que entrou para a história. Pela primeira vez, um capítulo de novela da Record alcançava o primeiro lugar na média consolidada. Foi em 6 de fevereiro de 2008: 22 pontos contra 20 da ‘Vênus Platinada’, que transmitia um jogo de futebol. Em dado momento, “Caminhos” abriu 12 pontos de vantagem em relação à segunda colocada. Aliás, o final de “Caminhos do Coração” prejudicou e muito o primeiro dia de “A Favorita”, que marcou a pior audiência — na época — para uma estreia de novela das 20h/21h na Globo: 35 pontos.

OS MUTANTES (2008)

A segunda parte da trilogia, “Os Mutantes”, surpreendeu logo de cara. Entrou para a história como a melhor estreia de todos os tempos da emissora, ao conquistar 24 pontos. O enredo também incomodou o folhetim protagonizado por Patricia Pillar e Cláudia Raia, que teve que passar por reajustes. Em Fortaleza, por exemplo, a novela de Tiago Santiago ficou na liderança isolada por dois dias, abrindo diferença de até 4 pontos em relação à “A Favorita”.

CHAMAS DA VIDA (2008)

Escrito por  Cristianne Fridman, o folhetim gerou grande repercussão ao abordar, entre outros temas, a pedofilia. O último capítulo emplacou 18 pontos de média e liderou por nove minutos. “Chamas da Vida” foi essencial para estabelecer a teledramaturgia da Record em nível nacional. Ela chegou a picos de 40 pontos no Nordeste e foi sucesso no Rio de Janeiro, onde alcançou a liderança isolada por algumas vezes. Como em 20 de janeiro, ao marcar 25 pontos de média ante 23 da Globo, que exibia o jogo entre Fluminense e Madureira.

PODER PARALELO (2009)

No dia 24 de novembro de 2009, a novela ficou no topo do ranking de audiência durante toda sua exibição. Foram 13 pontos de média e pico de 15 contra 12 da grande rival, que exibia o filme “Munique” no “Cinema Especial”. A trama de Lauro Cézar Muniz também chegou a vencer em algumas outras poucas ocasiões. Na média geral, “Poder Paralelo” fechou com 11 pontos.

“Amor e Intrigas” (2007), “Bela, A Feia” (2009), “Ribeirão do Tempo” (2010) e “Vidas em Jogo” (2011) foram outras produções que chegaram a liderar na audiência na Grande São Paulo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

KNOAR MANHÃ 26042024