DA REDAÇÃO
A Globo vai encerrar 2014 com um acréscimo de 8% das verbas publicitárias e um faturamento líquido R$ 12,4 bilhões. Isso quer dizer que a Globo vai arrecadar só com propaganda o equivalente a mais de seis vezes que a Rede Record (R$ 2 bilhões) e 12 vezes que um SBT de São Paulo (R$ 1,1 bilhão), segundo estimativas confiáveis do mercado. Mas o crescimento teve uma pequena alta do que a média de suas concorrentes, que deve ficar em 7%, que por sua vez será maior do que a dos veículos em geral (6%).
A Copa do Mundo no Brasil concentrou verbas na emissora, principalmente no primeiro semestre, e compensou a queda nos investimentos publicitários na segunda metade do ano, provocada pela estagnação da economia e pelas eleições.
Em 2014, a Globo faturou R$ 900 milhões a mais do que em 2013, quase um todo SBT. Esse valor só considera as receitas das cinco emissoras próprias da família Marinho (SP, RJ, MG, DF e PE) e a participação da matriz nas receitas de publicidade nacional veiculada pelas afiliadas. Na Record, o valor de R$ 2 bilhões também exclui as afiliadas. A receita inclui mais de R$ 500 milhões arrecadados com a venda das madrugadas para a Igreja Universal do Reino de Deus. Os dados do SBT se referem apenas à matriz paulistana.
O ano de 2015 é de incertezas para as emissoras. Os executivos mais otimistas da TV preveem um crescimento semelhante ao da inflação, em torno de 6%. Por isso, Band e Record já começaram a conter gastos. O SBT vai evitar investimentos arriscados e cautela virou palavra de ordem na Globo.
Fonte: Notícias da TV
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