POR ANNA KARLA MAFRA*
Os terceiros molares, conhecidos como dentes do siso ou do juízo, são os últimos dentes a erupcionar na cavidade oral. Em alguns casos, eles se encontram em posições complicadas, como: horizontalizado – “deitado”, mesializado, o que dificulta a sua remoção.
Vale lembrar que o siso é igual, estruturalmente, aos outros dentes que temos na cavidade oral e inicia o processo de erupção por volta dos 16 aos 21 anos de idade.
Com a evolução do ser humano, o tamanho das arcadas dentárias está diminuindo e o espaço para esse dente está reduzido, o que impede ou dificulta sua erupção, que às vezes ocorre apenas parcialmente.
Muitas vezes eles são indicados para exodontia (extração).
Se encaixam nas indicações de exodontia do siso:
-Lesões císticas ou tumorais associadas ao terceiro molar (siso);
-Ortodontia;
-Reabsorção da raiz do dente vizinho;
-Oclusão;
-Entre outros.
As principais possíveis complicações decorrentes da extração de um terceiro molar, são: dor, edema (inchaço), infecção, hemorragia, fratura da mandíbula, lesões aos tecidos moles adjacentes (como gengiva), lesões aos dentes vizinhos e parestesia.
Caso o terceiro molar estiver na posição correta na boca e ajudando na mastigação, ele não precisa ser extraído. Procure sempre um cirurgião-dentista para maiores informações.
*Anna Karla Mafra é estudante de odontologia
Envie tambem o seu artigo ou citação através do e-mail karisma.news@hotmail.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário