quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

FESTIVAL GAMBIARRA MARCA TERRENO NO CALENDÁRIO CULTURAL CONQUISTENSE

Comemorando os dois anos da Revista Gambiarra, o festival reuniu bandas e apreciadores da cena autoral de Conquista


POR ANA PAULA MARQUES
Vagalume Assessora

Nos dias 05 e 13 de dezembro, o Espaço Underground em Vitória da Conquista sediou a primeira edição do Festival Gambiarra de Música Brasileira. O evento marcou as comemorações dos dois anos de vigência da Revista Gambiarra – Jornalismo, Cultura e Ativismo e marcou terreno no calendário cultural conquistense.

O festival foi uma mostra do que a Revista Gambiarra comentou em 2015 sobre a cena alternativa, com foco na cena autoral baiana e priorizando os artistas que lançaram trabalhos recentemente. Passaram pelo festival dez atrações, sendo oito bandas autorais, além das discotecagens de Paulinha Chernobyl e Rafha.



No sábado (05), as bandas Dost, Grão Bordô e Tabuleiro Musiquim se juntaram à apresentação da cantora Luiza Audaz, acompanhada pelo Trio Curimã. Já no ultimo domingo (13), o Espaço Underground deu lugar ao rock das bandas Dona Iracema, Assault, Handevu e Social Freak.

A Social Freak foi a primeira a subir ao palco, ainda enquanto rolava uma promoção de cerveja e catuaba open bar para os presentes. Os meninos trouxeram um show repleto de referências ao movimento grunge alternando com suas próprias composições.

Em seguida, foi a vez da banda de speed metal Assault mostrar o seu repertório.  Esta apresentação em especial marcou o fim de uma fase da banda e o começo de uma outra totalmente renovada. Eles voltarão em 2016 de cara nova, com um novo álbum.

O power trio Handevu foi a terceira atração da noite, trazendo suas canções autorais, dentre elas “Slowmotion”, talvez o mais relevante single do rock conquistense lançado esse ano. Ainda houve espaço para homenagens, os meninos fizeram uma versão de Stone Temple Pilots, dedicando à memória do vocalista Scott Weilend, encontrado morto no último dia 03.

Encerrando o festival com um show sonoramente pesado e visualmente divertido, a Dona Iracema fez uma prévia de 2016. O lançamento do primeiro álbum do grupo está previsto ainda para o primeiro semestre do ano que se aproxima.

Revista Gambiarra - A Revista Gambiarra foi fundada em dezembro de 2013, pelos jornalistas Rafael Flores e Ana Paula Marques, com a pretensão de adicionar novas práticas na produção jornalística de Vitória da Conquista e região.

Ainda em 2014, realizou importantes reportagens, entrevistas e coberturas, alcançando uma gama de leitores e fazendo diversas parcerias com colaboradores Brasil afora. Em dezembro, lançou a sua primeira edição impressa, em formato de revista, comemorando o seu aniversário de um ano.

Em 2015, a Revista Gambiarra deu início às atividades na Mega Rádio FM, com um programa de duas horas, todas as terças, levando o seu conteúdo também para a rádio. Ainda neste ano, foi classificada em 51º lugar na categoria veículo de abrangência local do Prêmio Ponto de Mídia Livre, do Ministério da Cultura (MinC) e ganhou destaque em importantes veículos de alcance nacional como Mídia NINJA e Jornalistas Livres.

A Revista Gambiarra integra, atualmente, as redes Compartilha Mídia Independente e #NoisporNois, aumentando ainda mais as trocas de experiências e parcerias com veículos independentes e coletivos de todo o Brasil.

Fotos: Maiêeh Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

KNOAR MANHÃ 26042024