quarta-feira, 11 de novembro de 2015

SÉTIMA ARTE EM DESTAQUE: QUE HORAS ELA VOLTA?




POR GABRIEL JOSÉ
Estudante de Cinema da UESB


O Brasil realmente necessita de um Oscar? O Oscar é o maior prêmio do cinema mundial , mas independente de todo reconhecimento para um filme ser vencedor do carequinha dourado, temos que ser realistas, o Oscar é prêmio americano , feito em sua maioria para premiar filmes americanos, Obviamente esse questionamento mudou muito com o passar dos anos, um exemplo disso é O Artista, o magnífico filme francês de Michel Hazanavicius sair como o grande vencedor do ano que concorreu. A maior derrota brasileira foi Cidade de Deus em 2004, em todas categorias a qual foi indicado, Rio, animação de Carlos Saldanha, foi injustamente derrotada pelos Mupets na categoria de melhor canção ,ainda tivemos Central do Brasil, O Quatrilho, O Que é isso Companheiro? E aqui estamos nós com um novo representante para nosso país a ser escolhido em janeiro para ser um dos cinco indicados na categoria de filme estrangeiro, com Será que ela Volta?


Regina Casé, interpreta Val, uma mulher mansa e carinhosa, que trabalha a 13 anos como empregada doméstica para uma família de classe média alta em São Paulo. Eis que a filha dela, Jéssica , personagem da atriz Camila Mardila, vai morar com ela para prestar o vestibular. A chegada de Jéssica , coloca em cheque a estabilidade da hierarquia de classes daquele ambiente , ao expor todo o preconceito mascarado daquela família.

O Filme,é escrito e dirigido por Ana Muylaert, e faz um trabalho excepcional. O roteiro é bem amarradinho, e tem uma estrutura muito firme, a direção transmite de maneira muito sincera, a forma como o Brasil encara o problema da distinção de classes. Os aspectos técnicos, possuem sacadas muito boas como planos abertos, o foco da porta da cozinha é repetido em diferentes contextos, o que reforça muito bem, o filme ser mostrado do ponto de vista da Val, e também é um artifício muito eficiente para criar uma sensação de rotina. A diretora faz questão de sublinhar os aspectos cômicos de seu filme, e com isso ela minimiza um pouco o drama, mas ela nunca se esquece dele.

O filme é bastante estático, a maioria dos planos são de câmera parada, é um filme que não tem a menor pressa, então para as pessoas um pouco mais impacientes, isso pode pesar um pouco . Praticamente, todos os planos são longos, o que reforça o trabalho do ator, mesmo com esses planos extensos, o longa tem uma edição muito boa, sabe a horar de parar, possui cortes muito oportunos . Que Horas ela Volta? ,mesmo sendo uma obra simples, ele é cinematograficamente rico.

Regina Casé , está excelente , o time cômico dela é perfeito , é uma interpretação cheia de sutilezas, tanto para comédia, quanto para o drama, nunca deixando que sua personagem se torne caricata demais, existe uma tristeza residual em sua personagem , que é muito tocante, e muito bem trabalhada, palmas para Regina Casé.

Que Horas ela Volta? Possui alguns deslizes, mas em seu contexto, fecha de forma sublime, é muito sábio, comovente, e impactante, consegue refletir, entreter ,tratando de um problema social sério e significativo. Mais uma grande obra do nosso cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MICONQUISTA 2024 ANIMOU FOLIÕES AO REDOR DO TRIO E NO CAMAROTE; AS FOTOS

  Nem mesmo o frio e a garoa intimidaram os foliões. A galera curtiu as duas noites da MiConquista 2024, que aconteceu na sexta-feira (19) e...