quarta-feira, 30 de setembro de 2015

GOOD BY, CANAL TRÊS!



POR JORGE MAIA

A locadora de vídeos, a Canal Três, teve o seu inicio em 26 de setembro de 1997. No dia 4 de outubro daquele ano fiz a minha ficha de cliente, era a ficha de número 42. A partir daí começou um longa amizade com a locadora e com o pessoal que fazia atendimento. Hélio e Denise, sempre cuidadosos com a clientela e com a aquisição dos títulos, atualizando o acervo com os lançamentos e com os clássicos. 

No inicio era o vhs, depois o dvd, e por último o blue ray. Este último exige um televisor adequado para a sua exibição, eu não sabia e adquiri um blue ray player e fiquei sem utilizá-lo por um bom tempo, até adquirir um novo televisor, fui motivo de risos por certo tempo.



Agora, quando completa 18 anos, atingindo a maioridade, a Canal Três encerra as sua atividades. Na verdade é a última das moicanas, resistiu bravamente ao ataque dos novos meios, mas está fechando as portas. para tristeza nossa, pois a cultura um centro de referência, os frequentadores um ponto de encontro.

Ali frequentei com os meus filhos durante todo esse tempo de existência, era sagrado o nosso final de semana com a escolha de algum filme e o sábado à tarde era o horário preferido para visitar a Canal Três, lá íamos nós, eu e os três filhos, buscar o nosso final de semana.

A nova mídia envia para a casa de cada um o título colocado à disposição do cliente, você não precisa devolver o dvd, o que é cômodo, mas não terá o prazer de ir para a locadora, pegar a mídia, ler o comentário, trocar ideias, encontra pessoas, garimpar um título antigo, enfim, namorar títulos já vistos e de algum modo matar a saudade.

Com o anúncio do seu fechamento, alguém perguntou a Denise se ainda existia algum cliente que frequentava a locadora desde  o inicio das suas atividades, ela respondeu indicando o nosso nome. O interlocutor surpreso disse: e agora o que ele vai fazer? Ela disse que não sabia.

Eu também não sei.Terei que adaptar-me aos novos tempos, sentir uma certa saudade e prepara-me para contar para os mais novos sobre o que era uma locadora de vídeo. Good by, Canal Três! 270915


Foto: Blog do Anderson

Nenhum comentário:

Postar um comentário