quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

VITÓRIA DA CONQUISTA RECEBE O ESPETÁCULO "MASTURBATÓRIO"




PRESS RELEASE

O solo MASTURBATÓRIO é uma das resultantes do projeto Proliferações, contemplado com o edital Setorial de Dança 2013 da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia. O trabalho foi pensado a partir da investigação das ideias de solidão, confinamento e autossubsistência, proliferando ações, estados e estímulos a partir do corpo em contato com objetos, superfícies, texturas e do encontro com o outro, em duas residências artísticas conduzidas pelos colaboradores Isaura Tupiniquim e Márcio Nonato. A direção e dramaturgia ficou a cargo de Paula Lice e a direção de arte é assinada por Mayra Lins.

SINOPSE

MASTURBATÓRIO materializa um desejo possível, de/por si e em direção ao outro. Explora as descontinuidades do prazer, propondo uma dramaturgia anti-clímax, mais interessada na busca e na iminência, que na conclusão e no ápice. William Gomes investiga o corpo, pensando masturbação como ideia e mote de movimentação. O corpo desliza, escorre e se debate, ressignificando os prazeres, o gozo, as pequenas mortes. Uma pulsão que dança para algo que se move e se comove. MASTURBATÓRIO também se coloca como um laboratório sexual para auto-estímulos: um observatório; um lugar de voyeurismo, que funde experimentador e experimento.



SOBRE OS ARTISTAS

William Gomes é um artista do corpo interessado na performatividade como conhecimento/exercício e em experimentar situações transitórias entre o conforto e o incômodo. Começou as atividades artísticas ainda em Vitória da Conquista-BA, como criador e colaborador do |AGULHAS|, coletivo de investigação corporal cênica. No Coletivo, William criou a performance FUNGOS, também realizada em Salvador. Já na capital do Estado, reunindo e experimentando com outros artistas, criou a performance e intervenção urbana ASFIXIA. Atualmente é graduando em Dança, na UFBA.

Paula Lice é atriz, diretora, performer. Também escreve para teatro, cinema, TV. Fez parte do grupo Dimenti por catorze anos e é membro do Núcleo VAGAPARA. É formada em Letras pela UFBA, onde também concluiu seu mestrado e, atualmente, é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da mesma instituição. Fundou em 2011 a Pequena Sala de Ideias, um território de produção e colaboração artística que reúne os trabalhos que cria e produz com outros parceiros desde 2009, dentre os quais, o espetáculo de dança “As Borboletas”, a peça infanto-juvenil, o curta-metragem e o longa-metragem de animação homônimo “Miúda e o guarda-chuva”, três trabalhos-solo “Isto não é uma mala”, “Pogobol” e “Parece Bolero” e, mais recentemente, o documentário “Jéssica Cristopherry”. Com a versão curta do média-metragem mencionado, “Jessy”, recebeu importantes prêmios dentro e fora do país, como Melhor Curta pelo Júri Popular no Festival do Rio, Melhor Curta Nacional no Panorama Coisa de Cinema, Melhor Curta pelo Júri Jovem do Cachoeira DOC e uma menção honrosa do júri no Documenta Madrid.

FICHA TÉCNICA

Criação e Performance: William Gomes

Colaboração artística: Isaura Tupiniquim e Márcio Nonato

Direção e Dramaturgia: Paula Lice

Direção de Arte: Mayra Lins

Direção Musical: João Milet Meirelles

Desenho de Luz: Ferna Almeida

Coordenação de Produção: Lucas Valentim

Fotos de divulgação: Mayra Lins

Classificação: 16 anos

Duração: @ 50 min.

SERVIÇO

Solo de dança | MASTURBATÓRIO

Data: 03 a 08 de Março | 20h

Local: Teatro Municipal Carlos Jehovah

Lotação máxima: 30 pessoas

ENTRADA GRATUITA

OFICINA E INTERVENÇÃO URBANA

A oficina partirá de experimentações vivenciadas no processo de criação da intervenção urbana ‘ASFIXIA’ criada por William Gomes, utilizando sacos plásticos como suporte do corpo. Esta oficina integra o projeto PROLIFERAÇÕES contemplado pelo Edital Setorial de Dança/2013 da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

Orientação: William Gomes

Destinatários: interessados em dança, performance e intervenção urbana.

Vagas: 15 participantes

Data: 07/03/15 (sábado)

Horário: 9h às 13h

Local: Casa Memorial Régis Pacheco

Inscrições através do email: proliferacoes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOCORRO!!!

  A Karisma News pede SOCORRO!!! Nunca chegamos a experimentar tanto descaso. Estamos sem alguma moeda nem pra comprar uma bala. A cada dia ...