quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

INDICADO AO OSCAR 2015: A TEORIA DE TUDO



POR GABRIEL JOSÉ
Estudante de Cinema da UESB

Começo essa critica como se fosse dar um comunicado ao protagonista desse filme: Caro Eddie Redmayne O Oscar de melhor ator desse ano já é seu!! Que interpretação magnifica!!

O Filme conta um bom trecho da vida de Stephen Hawiking , desde 1963 quando ele foi diagnosticado com a Doença de Lou Gehrig’s ou em bom português Esclerose lateral Amiotrófica, e vai até em 1988 quando ele publicou o livro: A BrieferHistoryof Time (Brevíssima Historia do Tempo ).

A teoria de Tudo revela o homem por trás do ícone: corajoso, pernicioso, engraçado, mas também difícil e egoísta. É um drama bem trabalhado ,de forma soberba  na vida pessoal complicada de uma figura mundialmente conhecida  com estilo, humor e humanidade. Com uma trilha sonora que parece gritar com você, o filme se torna extremamente emocionante do inicio ao fim.


Mas o maior destaque aqui sem sombra de duvidas é a excepcional atuação do Eddie Redmayne, ele está simplesmente perfeito como Stephen Hawiking , ele encara todos estágios da doença de maneira perfeitamente  gradativa , e durante todas essas fases o Eddie Redmayne ´´desaparece´´ você esquece que esta vendo um ator em cena, e quando a doença evolui ainda mais , e o único recurso de comunicação que ele possui são os olhos, o espectador reconhece todo o tipo de emoção que o personagem  está passando felicidade, ciúmes, raiva, arrependimento e até tesão. A fantástica interpretação dele me lembrou muito a do Daniel Day Lewis em Meu Pé Esquerdo. Minha torcida para o Oscar de melhor ator vai declarada para Eddie Redmayne.


A Felicity Jones está bem aqui ,  interpretando a esposa do Stephen Hawiking sua personagem teve que segurar uma barra incrível porque ela já casou sabendo da doença do marido , atitude linda dessa mulher , você ver como ela o amava e  é bonito ver no decorrer do filme  a relação do casal , é uma personagem persuasiva e auto sacrificante , e ela no faz no filme  só a esposa dele ela vai além disso , você se apega ao personagem.

Outra atuação que chamou minha atenção mas de maneira singela foi a do ator Charllie Cox  , ele está sutil , interpretando um homem de bom coração que tem papel fundamental nas mudanças da historia, interessante de ver que o mesmo Charllie Cox interpreta o Demolidor na serie de Tv, fantástico de ver as transformações de um ator e uma atriz.

A Direção de A Teoria de Tudo é do James Marshtem erros e acertos aqui: ele nunca apela exclusivamente  para a manipulação emocional o que um grande acerto de sua direção , imprime um clima jovial em seu trabalho , ate mesmo nos recursos de câmera , existe uma cena da  escadaria que você ver pelo ponto de vista do Stephen Hawiking de maneira circular da cadeira de rodas dele , e mesmo nos momentos mais dramáticos ele injeta certos flashes de humor, James Marsh foca muito mais no casamento e na doença do Stephen Hawking do que nas conquistas acadêmicas dele , o filme toca esses momentos da vida dele de maneira um pouco superficial , isso para alguns pode ser um problema devido do Stephen Hawiking ter uma das mentes mais brilhantes de todos os tempos  .

Em aspectos técnicos um filme é muito bem fotografado , em termos de maquiagem peca muito no personagem da Felicity Jones, durante, mais de vinte anos se passam na historia  , e a única coisa que muda fisicamente com seu personagem são os cortes de cabelo .

A Teoria de tudo é um filme instigante que faz você pensar além do filme , bonito singelo , e se não levar o Oscar de melhor ator , algo estará errado com o universo . Se bem que o Michael Keaton em Birdman também mereça , mas isto eu falo no próximo texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

KNOAR MANHÃ 26042024