quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

TV CULTURA QUER QUE TV BRASIL "DEVOLVA" SUAS AFILIADAS



DA REDAÇÃO

A TV Cultura, emissora pública pertencente ao Governo de São Paulo e a Fundação Padre Anchieta, quer reconquistar as suas afiliadas perdidas para a TV Brasil, emissora pública do Governo Federal. E isso já está concretizando: O canal paulista se tornou parceira da TV Brasil Oeste, canal público do Mato Grosso, que era filiado à TV Brasil até semana passada. Agora, o sinal da Cultura chegará às principais cidades do estado, e não mais apenas na capital Cuiabá, fato que será a nova realidade do canal mantido pela EBC.

Para tirar algumas afiliadas da TV Brasil, a Cultura tem prometido incentivos financeiros para modernização dos canais. Além disso, o principal argumento é que a emissora de São Paulo é mais atrativa em termos de números do que o canal do governo. Enquanto a Cultura marca média de 1,1 ponto na Grande São Paulo, sendo quinta colocada na média-dia e vencendo a RedeTV!, a TV Brasil dá traço de Ibope em todo o Brasil, principalmente nos principais mercados do país, como São Paulo e Rio de Janeiro.


Várias emissoras públicas estão insatisfeitas com a TV Brasil, que custa cerca de 500 milhões de reais por ano ao Governo Federal, e tem pouco resultado em números. Estes canais reclamam também que não recebem incentivos do Governo para a modernização das fundações públicas que comandam os grupos públicos. Não são poucas as TVs públicas que usam equipamentos obsoletos e totalmente fora da realidade atual de tecnologia da comunicação brasileira.

Na Bahia, o sinal da TV Cultura era retransmitida pela TVE Bahia (se afiliou à TV Brasil em 2008), embora retransmite alguns programas da própria Cultura, como "Viola, Minha Viola". A TV UESB, pertencente à Universidade do Sudoeste tambem é afiliada da TV Brasil e, com essa nova realidade, pode se afiliar ao novo canal.

Em setembro de 2014, a Cultura havia retirado da TV Brasil a TV Aldeia, canal público do estado do Acre, no norte do Brasil, fazendo seu sinal chegar pela primeira vez por lá. O contrato de filiação vai até 2019, sendo renovado automaticamente.

Tanto a TV Cultura como a TV Brasil podem ser sintonizadas nas antenas parabólicas e nas operadoras de TV paga, como Sky e Claro TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

KNOAR MANHÃ 18042024