segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

JULIANNE MOORE LEVA O OSCAR COMO MELHOR ATRIZ



DA REDAÇÃO

Julianne Moore, de 54 anos, ganhou neste domingo (22) o Oscar de melhor atriz por "Para sempre Alice", longa em que interpreta uma mulher que sofre de Alzheimer. Ela competia com Marion Cotillard ("Dois dias, uma noite"), Felicity Jones ("A teoria de tudo"), Rosamund Pike ("Garota exemplar") e Reese Witherspoon ("Livre").

Julianne Moore, cujo nome verdadeiro é Julie Anne Smith, nasceu na Carolina do Norte, EUA, em 3 de dezembro de 1960. Começou sua carreira como atriz em 1983 em papéis menores, antes de se juntar ao elenco da soap opera As the World Turns, trabalho que lhe rendeu um Emmy de melhor jovem atriz em série dramática do daytime, em 1988. Começou a fazer papéis coadjuvantes em filmes durante o início da década de 1990, conseguindo o reconhecimento em diversos filmes independentes, antes de sua performance em Boogie Nights (1997) lhe render uma indicação à mais alta honraria concedida a um artista do cinema - o prêmio Oscar, na categoria de melhor atriz coadjuvante.


Seu sucesso continuou com filmes como The End of the Affair, que lhe rendeu uma segunda indicação ao Oscar - sendo a primeira na categoria de melhor atriz principal - e Magnolia, ambos de 1999. Por sua interpretação como uma mulher traída em Far from Heaven, de 2002, ela voltou a ser aclamada, recebendo diversos prêmios da crítica como melhor atriz, além de uma nova indicação ao Oscar de melhor atriz e a outras importantes premiações do cinema, como o Globo de Ouro de melhor atriz em filme dramático e o SAG de melhor atriz de cinema. No mesmo ano ela conseguiu receber uma outra indicação ao Oscar e ao SAG, porém na categoria de melhor atriz coadjuvante, por sua atuação em The Hours.

Em 2014 voltou a receber enorme aclamação por parte da crítica, desta vez por sua atuação em Still Alice, obtendo a vitória sobre os mais importantes prêmios destinados aos profissionais do cinema, incluindo o Oscar de melhor atriz, o Globo de Ouro de melhor atriz em filme de drama, o SAG de melhor atriz em cinema e o BAFTA de melhor atriz em cinema, dentre outras conquistas.

Moore continua atuando, com diversos filmes, embora tenha explicado que reduziu o número de trabalhos dos quais tem participado para passar mais tempo com seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

KNOAR MANHÃ 26042024