sábado, 31 de janeiro de 2015

OPINIÃO: PRÉ SAL, STAND BY



POR JOSÉ MARIA CAIRES
Movimento Conquista Pode Voar Mais Alto

Um dos motivos que preponderaram para que Marina Silva perdesse as eleições, foi a falta de defesa da exploração do pré-sal, (acho que devia ter sido clara e externar contrária) ela não foi totalmente contra em público, mas deixou transparecer que existiam e realmente existem outras fontes de energias mais interessantes ecologicamente, a exemplo da eólica, solar e outras fontes de energia limpa. O povo não entendeu, mas agora eu pergunto: Previsto para em 2019 produzir 50% do petróleo extraído no Brasil, a mais de 5.000 metros de profundidade, cujo custo para produzir chega a U$ 17,5 o barril, ao passo que o petróleo convencional é de U$ 10,0 o barril. E quando começa explorar o petróleo nas camadas mais profundas?


Aos que gostam de informações seguras e consistentes quero que guardem o nome dessa empresa: SETE BRASIL e no futuro, não agora, perguntem pra que ela existiu. Sete Brasil foi criada para construção das sondas para exploração do pré-sal, são mais de vinte sondas, a primeira deverá ser entregue em junho de 2015; a segunda em   meados de 2016. Declaração da SETE BRASIL e publicada na imprensa, é de que está dentro do cronograma e que não haverá atraso nas entregas. O cumprimento de prazo é importante para que a Petrobras não atrase a exploração do pré-sal. O BNDES anunciou  apoio financeiro para empresa, mas notícias de revistas dão conta de que o valor ultrapassa R$ 25,6 bilhões, incluindo outras fontes financiadora.


O grande problema é que no projeto inicial o custo de produção do pré-sal era em torno de 17,5% do valor do barril e atualmente esse valor corresponde a mais de 35% do custo para produzir o barril. Não tem alternativa, não creio que o governo tire dinheiro de outros setores para subsidiar o pré-sal, daí só existe esta mesmo, parar e esperar a estabilização do preço do petróleo no mercado mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário