sábado, 8 de novembro de 2014

REFRIGERANTE: MALES QUE CAUSAM

Aumento do risco de ter ataques cardíacos
Uma pesquisa realizada em Harvard, durante um período de 22 anos, mostrou que o consumo de bebidas açucaradas aumenta em 20% os riscos de ocorrerem ataques cardíacos em homens.

Riscos de obesidade
Como é riquíssimo em calorias, o refrigerante é o principal gerador da obesidade infantil, já que crianças e adolescentes ingerem bebida com mais frequência. Associada ao sedentarismo, ela aumenta um ganho de peso ainda maior.

Atrapalha o metabolismo e aumenta o risco de doenças hepáticas gordurosas
Mesmo em pessoas que não têm tendência para engordar, a bebida atua negativamente no sistema cardiovascular. Em mulheres há mais riscos de desenvolvimento de gordura no sangue. De acordo com pesquisas, quem consome ao menos 2 copos de refrigerante por dia tem até 4 vezes a mais de riscos de ter colesterol alto. Essa gordura pode atingir os órgãos e causa, por exemplo, AVC, dentre outras doenças.

Aumento de riscos de Osteoporose em mulheres
De acordo com uma pesquisa realizada na Tufts University, mulheres que ingerem refrigerante de cola ao menos 3 vezes na semana têm cerca de 4% de chances a mais de sofrerem perda óssea em determinadas partes do corpo. Isso acontece porque uma substância presente nesses refrigerantes, o ácido fosfórico, faz com que o sangue fique mais ácido e, assim, o organismo retira cálcio dos ossos para neutralizar essa acidez.


Diabetes do tipo 2
Como os níveis de açúcar nos refrigerantes é alto, o consumo excessivo da bebida aumenta os riscos de desenvolvimento de diabetes do tipo 2. Isso foi constatado em uma pesquisa realizada com cerca de 90 mil mulheres que indicou que aquelas que bebiam refrigerante diariamente tinham o dobro de chances de desenvolverem a doença. Isso acontece porque bebidas açucaradas, inclusive sucos, aumentam os níveis de glicemia no sangue e também a resistência à insulina.

E os refrigerantes light/diet/zero?
Eles realmente são menos calóricos e os diet e zero não possuem açúcar. Porém, é bom lembrar que esses refrigerantes possuem altos níveis de sódio, o que pode causar retenção de líquidos (logo, inchaços), pressão alta, dentre outros problemas.


E uma dica…
Cuidado também com os alimentos consumidos junto com o refrigerante, como sanduíches, frituras, pizza e outros. Essa combinação é bombasticamente calórica e prejudicial.

Quer se refrescar? Então beba água, água de coco, suco e outras bebidas mais saudáveis Porém, beber refrigerantes uma vez ou outra não acarreta tantos malefícios. Mas dê preferências às versões diet/light/zero.

Fonte: Cultivando Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário