domingo, 28 de setembro de 2014

MODA HOMEM: CONSERVE MELHOR O SEU TERNO


DA REDAÇÃO

Aquela roupa que todo homem é elegante quando usa: o terno. Uma peça praticamente obrigatória nos eventos sociais, casamentos, missas, cultos. Mas para ter maior durabilidade da peça tão cobiçada, e muito cara, entre a classe masculina, eis aqui umas dicas para deixar como novo:

LEVE NA LAVANDERIA - Antes de usar, tente mantê-lo limpo passando uma escova macia para retirar fiapos e a sujeira que pode penetrar no tecido. Tome cuidado para não derrubar algo que manche porque assim você terá que lavar antes da hora e quando o fizer, leve-o numa lavanderia especializada. É recomendável que leve a calça junto porque assim o desgaste da cor pela lavagem será igual. 

CAIMENTO PERFEITO -  caimento no seu corpo deve ser perfeito. Caso não seja, o movimento do corpo poderá danificar a costura nas partes mais apertadas. De qualquer forma, adquira o hábito de desabotoar o terno ao sentar e puxar as calças para cima na altura da coxa para evitar que estique.

DESCANSO - Sabemos que é regra de boa aparência não repetir a roupa de um dia para o outro. O terno necessita de um descanso de pelo menos dois dias para respirar. Caso use regularmente, o ideal é que tenha outros modelos para revezar o descanso, que de preferência deve ser feito num lugar arejado.

CABIDES - imprescindível que deixe seu terno sempre pendurado. Prefira por cabides de madeira que imitam o formato do ombro humano, de forma que a roupa não deforme. O mesmo serve para as calças. Lembre-se de tirar objetos dos bolsos que possam fazer peso e se possível deixe-o pendurado em um lugar aberto para que o tecido possa respirar antes de guardá-lo no armário. Se você o usa apenas quando surge um casamento, cubra-o com um plástico e só tire na véspera para tomar um ar.

TRAÇAS - Esses bichos gostam de se alimentar dos seus ternos e por isso você deve mantê-los longe dele. Uma alternativa simples é usar os cabides feitos com madeira de cedro que, além de reter a umidade, ajuda a manter as traças bem longe. Um óleo de cedro também pode ser colocado no armário. Se preferir, use saquinhos de lavanda entre as roupas. É uma erva aromática que repele as traças e ainda perfuma a peça.

FERRO - Para tirar as rugas que geralmente ficam da lavagem, é preciso passar corretamente. Uma opção é deixar pendurado no vapor, mas se  ainda restarem vincos, vá para o ferro convencional. Verifique na etiqueta a temperatura ideal para o tipo de tecido do  seu terno de forma que não corra o risco de queimar ou esticar. Lembre-se de passar sempre do lado avesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário