sábado, 5 de abril de 2014

SÃO PETESBURGO - A VENEZA DO NORTE


POR WALMÁRIA CAIRES


Conhecida como a “ Veneza do Norte”, São Petesburgo, a segunda maior cidade da Rússia, é um lugar de encantamentos e mistérios.  É a Cidade natal de Vladimir Pútin, Dostoyesvsky, Gógol.Das noites brancas e dos invernos longos e rigorosos.

A cidade é emoldurada com muito charme pelo Rio Neva, com seus canais e pontes majestosas.

Riquíssima em atrativos turísticos, alguns tão suntuosos que nenhuma fotografia consegue revelar, apenas a constatação in loco nos faz acreditar na autenticidade das igrejas, catedrais, museus e fortalezas, como por exemplo a Catedral de Santo Isaac, a maior igreja da Rússia,que pesa 300 mil toneladas com 48 colunas de granito vermelho. Para construir essa magnífica obra arquitetônica foi necessário uma engenharia sem precedentes para erguê-la, muito dinheiro e sacrifício humano. Centenas de homens morreram esmagados nos mármores pesados.

A Igreja do Sangue Derramado, com as cúpulas em forma espiral fazem dessa igreja um dos marcos locais mais famosos. Uma verdadeira apoteose de cores e formas com suas paredes cobertas de mosaico, são precisamente 7.000 m2 de mosaicos. Esta Igreja é também conhecida como Igreja da Ressurreição do Nosso Salvador.

A Fortaleza de Pedro e Paulo é considerada o marco da fundação da cidade, foi ali que a história da cidade começou. A edificação principal da fortaleza é a Catedral de São Pedro e São Paulo.

Um passeio agradável é caminhar por Nevsky Prospekt, a rua mais famosa da Rússia, onde também está o centro comercial de São Petesburgo, com belas construções, cafés e centros de compras que faz a rua fervilhar até altas horas da noite. Uma atração espetacular também nessa rua é a Catedral de Nossa Senhora de Kazan, que é uma cópia da Basílica de São Pedro

A Rússia é famosa pelos balés, considerado o melhor do mundo e no Teatro Mariinskiy acontece espetáculos de ópera e balé e é neste teatro que se apresentam os maiores bailarinos russos. O  Mariinskiy é sede da mundialmente conhecida de ópera e balé de Mariinskyi, desde 1860.

Em se tratando de Museus, em São Petesburgo, podemos destacar como o mais importante o Hermitage, que abriga uma das maiores coleções de arte do mundo, bem como múmias egípcias e obras de grandes mestres. Outro museu que impressiona pela arquitetura clássica, é o Museu Russo, com uma impressionante coleção de arte russa  de pinturas e esculturas. Outros dois museus menores mas imperdíveis são: Casa de Dostoyevsky, que exibe os objetos pessoais deste importante escritor russo e que mostra o lado humano deste gênio da literatura, autor dos clássicos “Crime e Castigo “e  “O Idiota”. O outro museu é a Casa de Púnckin, que expôe objetos pessoais deste escritor que é tão aclamado na Rússia, quanto Shakespeare é no Reino Unido.

Visita obrigatória é ao Peterhof, que conta com lindos jardins de paisagismo perfeito,fontes e cascatas, um grande palácio que retrata a extravagância dos czares russos. Fica a 30 km de São Petesburgo, um lugar para se passar uma agradável tarde.

A Vodka é a bebida nacional russa, que tem o nome derivado da palavra voda ,que em russo significa  água. Os russos tomam pura e às vezes com pimenta. A culinária tem como especialidade o strogonoff, o caviar e sopas e caldos de peixe.

Por todas as razões acimas descritas, a Rússia é um destino de viagem espetacular!

Nenhum comentário:

Postar um comentário