quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

BOHEMIA SAÚDA TRADIÇÕES DO CARNAVAL NO CIRCUITO MAR

 



POR MARCELO ARGÔLO


Com o cancelamento do Carnaval de rua por conta da pandemia de Covid-19, a Casa Mar, um projeto da MAP Brasil em parceria com a Bohemia Puro Malte, primeira cerveja brasileira e guardiã das tradições do país, preparou o Circuito MAR. O projeto reuniu no último sábado (13) e domingo (14) nomes tradicionais da festa de Salvador: Ilê Aiyê, primeiro bloco afro do Brasil; Filhos de Gandhy, afoxé com mais de 70 anos de história, e Gerônimo, um dos precursores do Axé Music.


A Casa Mar é um espaço de pluralidade, conexão, protagonismo negro e LGBTQI+ que chega a Salvador, a partir deste mês de fevereiro, e traz o conceito de hub de cultura, influência e tecnologias criativas para um casarão que fica localizado no tradicional Largo de Santana, no bairro do Rio Vermelho. O Circuito MAR, que marcou o lançamento do projeto, contou com apresentação de Val Benvindo, direção de Mariana Jaspe e Dan Ferreira.


Pela primeira vez em 46 carnavais, o bloco afro Ilê Aiyê não realiza a sua tradicional saída do Curuzu no sábado de Carnaval. O evento é um dos principais momentos da festa em Salvador e reúne personalidades para assistir ao ritual que acontece em frente ao Terreiro Ilê Axé Jitolu. Para que a celebração não passasse em branco em 2021, a Casa Ma convidou o bloco para fazer o seu desfile no Circuito MAR no último sábado (14). A apresentação contou com a participação da BATEKOO, movimento cultural de afirmação da negritude através da música, da dança e da moda. Veja como foi: https://youtu.be/BzD1jZVGXQI .


No domingo de Carnaval, todos os caminhos levariam para o Pelourinho para a tradicional saída dos Filhos de Gandhy, que nos últimos 70 anos só não aconteceu em 1974 e em 1975. Eles também não poderiam ficar de fora do Carnaval das lives e fizeram sua apresentação no último domingo (15) no CIrcuito MAR. O tapete branco passou e emanou sua energia de paz com cânticos de Candomblé e canções consagradas da MPB. Veja como foi: https://youtu.be/nMDlHEWpP7Q .


Ainda no domingo (15), foi a fez de Gerônimo fazer o seu desfile virtual pelo Circuito MAR. O cantor apresentou os seus sucessos de mais de 40 anos de carreira, sempre junto com o Carnaval. “Lambada da Delícia”, “Eu Sou Negão” e “Abracei o Mar” foram algumas das canções que fizeram parte da transmissão. O cantor e compositor recebe a cantora Nara Couto, uma das principais representantes da nova cena da música negra da Bahia. Veja como foi: https://youtu.be/nvDXnW6NgFY .


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O MELHOR E O PIOR: AVENIDA BRASIL