domingo, 24 de dezembro de 2017

URUGUAI RESPIRA JAZZ EM JANEIRO



Foto: Dirección de Turismo de la Intendencia de Soriano

POR FERNANDA BERTIN
Assessoria


Os festivais internacionais de jazz nas ruas já são uma tradição no Uruguai. Há muitos anos o nosso vizinho vem demonstrando a sua paixão pelo estilo musical, que nasceu em meados de 1900 na Luisiana – Estados Unidos.


A grande admiração pelo ritmo é representada em diversos eventos do gênero durante o ano todo. O Festival Internacional de Jazz de Punta Del Este, que ocorre no luxuoso balneário de mesmo nome, e o Encontro Internacional de Músicos Jazz A La Calle, que acontece em Mercedes – cidade localizada no departamento de Soriano, são os mais tradicionais e trazem grandes bandas do universo musical às ruas das duas cidades, que em janeiro se transformam em verdadeiros palcos a céu aberto.

Festival Internacional de Jazz de Punta Del Este

Fundado e idealizado em 1996 pelo diretor Francisco Yobino, o Festival de Jazz de Punta Del Este está na 22ª edição. Sob a direção musical do cubano Paquito D’Rivera, o evento acontece entre os dias 4 e 7 de janeiro de 2018 e traz ao público bandas de vanguarda e contemporâneas de diferentes nacionalidades.

Serão quatro dias repletos de entretenimento e surpresas. As apresentações serão ao ar livre, a partir das 20h, na Finca El Sosiego. O local, com clima interiorano, está localizado em Punta Ballena e tem entrada gratuita. http://www.festival.com.uy/

Jazz a La Calle 2018 - Mercedes

Desde 2007 é realizado em Mercedes, cidade com rica história cultural, o 11º Encontro Internacional de Músicos Jazz a La Calle, festival anual que ocorre religiosamente no mês de janeiro. Ao todo serão 140 músicos uruguaios, argentinos, brasileiros, cubanos e norte-americanos, que revezarão as apresentações gratuitas ao público.

As ruas da pequena cidade serão tomadas pelas famosas bandas durante os dias 13 e 21 de janeiro.  O Festival tomou tal proporção que o parlamento uruguaio declarou a cidade de Mercedes a “Capital Oficial do Jazz Uruguaio”, e hoje movimenta a economia local e encanta os turistas, que se deslocam de diferentes países para apreciar o espetáculo gratuito. https://www.sorianoturismo.com/actividades/jazz-a-la-calle-2018/

Muito conhecidos pelos músicos de jazz, os dois eventos são importantes referências do cenário latino americano. O Ministério de Turismo do Uruguai, além dos comerciantes locais, aporta a cada ano para melhoria da estrutura dos festivais.

Programação:

Festival Punta Del Este:


Festival Mercedes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário