quarta-feira, 22 de novembro de 2017

CONQUISTENSE MARCELO LOPES LANÇA DOCUMENTÁRIO NO MOSTRA CINEMA CONQUISTA

Contra o Veneno Peçonhento do Cão Danado foi exibido na noite de segunda (20), no auditório da Escola Normal

Foto: Duane Carvalho

POR ANA PAULA MARQUES E GABRIELA COUTO
Assessoria

Sob a direção do historiador conquistense Marcelo Lopes, o documentário “Contra o veneno peçonhento do cão danado” foi lançado na segunda-feira (20), durante a programação da Mostra Cinema Conquista- Ano 12.



O filme, é um registro de história oral que segue o rastro de uma prática conhecida, dentre outros nomes, como “Santo Lenho”: um ato simbólico e sincrético de proteção sobrenatural que “fecha o corpo” do praticante, segredada entre seus iniciados, mas muito difundida pela cultura popular por meio de “causos” e relatos de pessoas dotadas de poderes de “outro mundo”.


Foto: Duane Carvalho

Com produção da TV Local e Instituto Mandacaru e realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, o filme propõe o registro e o alinhavo de várias histórias que circulam por estes saberes populares e como elas se desenham em temas como o sobrenatural, a violência e as relações de poder. Este foi, inclusive, um dos últimos registros do escritor João Ubaldo Ribeiro ainda vivo.

 Foto: Duane Carvalho

Para o diretor, lançar o filme na cidade sempre foi seu objetivo. "Minha ideia desde sempre foi lançar em Vitória da Conquista, fruto dos processos de formação em cinema aqui na cidade. Então, nada mais justo do que lançar filme na minha cidade, com pessoas que ajudaram a contribuir com este processo”, contou. “É um filme que fala sobre a minha realidade em Conquista, mas é uma realidade baiana também. A Mostra é um lugar especial para a exibição do filme, é esse espaço de democratização de olhares, onde pude enxergar o trabalho de outras pessoas, de outros estados, mas também da Bahia".



A Mostra Cinema Conquista – Ano 12 vai até esta sexta-feira (24), com uma programação gratuita de exibições de filmes, debates, conferências, oficinas e shows. O evento tem o apoio cultural do Canal Brasil, TVE Bahia, TV Sudoeste, Sistema Uesb de Rádio e TV Educativas e Schin. Conta com o apoio institucional da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Curso de Cinema e Audiovisual da Uesb, Programa Janela Indiscreta, Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia e Diretoria Audiovisual do Estado (Dimas). A Mostra Cinema Conquista é uma realização do Instituto Mandacaru de Inclusão Sociocultural. Tem o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOCORRO!!!

  A Karisma News pede SOCORRO!!! Nunca chegamos a experimentar tanto descaso. Estamos sem alguma moeda nem pra comprar uma bala. A cada dia ...