sexta-feira, 12 de agosto de 2016

COMEÇA A PRIMEIRA EDIÇÃO DA FEIRA LITERÁRIA DE MUCUGÊ

Abertura contou com solenidade com a presença da sociedade civil, visitantes e autoridades




Foto: Vinícius Gil/Divulgação

PRESS RELEASE

Começou ontem (11), a programação da Feira Literária de Mucugê – Fligê, evento que pretende inserir a cidade de Mucugê, situada nas montanhas do Parque Nacional da Chapada Diamantina, nos circuitos de feiras e festas literárias da Bahia. Um cortejo puxado pela Filarmônica 23 de Dezembro, percorrendo as principais ruas da cidade, iniciou as atividades no final da tarde.

Logo no início da noite, uma solenidade com a presença da sociedade civil, visitantes e autoridades marcou oficialmente a abertura da Fligê. Na ocasião, a prefeita do município, Ana Medrado, explanou a sua alegria em receber o evento. “Ontem foi um sonho e hoje é realidade. Este é um evento muito importante para a nossa região. Estamos todos felizes, acredito que toda a população, porque a oportunidade só chega nos municípios através da leitura e do conhecimento. Estamos muito honrados em receber esse grandioso presente para a nossa cidade”, afirmou.


O Secretário de Cultura do Estado, Jorge Portugal, que também participou da conferência “Histórias e Memórias: A Lavra da Palavra” na noite de abertura, afirmou que a Fligê mostra o amadurecimento cultural de uma região admirada por escritores como o romancista Afrânio Peixoto, que será o homenageado nesta primeira edição. “Ler faz bem a alma, e incentivar a leitura é um dever de todos nós", disse Portugal.

Foto: Vinícius Gil/Divulgação

“O Coletivo Lavra está se sentindo lisonjeado com a presença de todos e o acolhimento da cidade de Mucugê”, contou Lana Sheila, coordenadora pedagógica da Fligê e membro do Coletivo Lavra. “Esse trabalho está sendo construído há algum tempo, desde abril, a gente vem aqui nessa cidade, que nos acolheu tão bem, que nos recebeu de braços abertos, a ideia de fazer essa feira literária. Hoje ela acontece e está acontecendo grandiosamente, nos trazendo uma alegria imensa”.

A solenidade também contou com a presença de Zenilda Rebouças, vice-prefeita de Mucugê; Rosana Alice, secretária municipal de Educação e Esportes; Meirilan Aline Machado, secretária de Cultura, Turismo e Meio Ambiente; Waldenor Pereira, Deputado Federal; Ester Figueiredo, curadora da Fligê e Geovane Viana, membro do Instituto Incluso.

A Fligê é uma realização do Coletivo Lavra, em parceria com a Prefeitura Municipal de Mucugê e o Instituto Incluso e conta ainda com o apoio financeiro da Secretaria da Fazenda e da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia. 

A feira segue até o próximo dia 14, com uma programação gratuita, durante os três turnos do dia. Mais informações podem ser consultadas no site oficial do evento: www.flige.com.br.





Nenhum comentário:

Postar um comentário