quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

BAHIA É UM DOS ESTADOS BENEFICIADOS POR PROGRAMA "NA RESPONSA"



POR KARLO DIAS
LK Comunicação

O Programa da Ambev Na Responsa, anteriormente chamado Jovens de Responsa, acaba de alcançar a marca de mais de 9 milhões de pessoas impactadas por meio de ações de comunicação que visam coibir o consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos. A Bahia está entre os Estados beneficiados pelo projeto que, desde a sua criação, em 2010, já conseguiu impactar diretamente mais de 20 mil jovens, reunir mais de 140 mil pessoas em eventos e capacitar mais de seis mil educadores por meio de uma rede de 22 ONGs. Além da Bahia, o programa atua em outros 3 Estados – São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.


Outro importante resultado do Na Responsa em 2015 é a arrecadação de mais de R$ 100 mil com o Convite de Responsa – através do qual funcionários e parceiros da cervejaria podem ir a eventos patrocinados pela Ambev pagando um valor simbólico. O montante está sendo destinado a projetos como o Mc´s pela Educação, do Instituto Gerando Falcões, que usa o hip hop e o funk para fortalecer o interesse do jovem pela educação e conscientizá-lo sobre a importância de não ingerir bebida alcoólica.

Motivada pelo Na Responsa, a Ambev decidiu ainda patrocinar o filme “Tudo que aprendemos juntos”, inspirado na história de formação da Orquestra Sinfônica de Heliópolis, comunidade em que o projeto está presente desde seu início. O longa narra a trajetória de um talentoso violinista (interpretado por Lázaro Ramos) que passa a dar aulas de música a jovens de Heliópolis depois de não conseguir ser aceito na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).

“Uma história forte que mostra como, ao insistir em algo que amamos, somos capazes de mudar para melhor o que está a nossa volta e a nós mesmos”, comenta José Roberto Brandi, gerente de relações corporativas da Ambev. “A Ambev acredita que bons exemplos, como o do personagem Laerte, podem transformar o mundo. E, por isso,  não poderia deixar de patrocinar esse filme”, conclui Brandi. Em diversas cenas do filme, que está em cartaz em todo o Brasil, é possível ver jovens vestindo camisetas do Na Responsa.

O Na Responsa faz parte do Programa Ambev de Consumo Responsável, plataforma que há 12  anos desenvolve trabalhos contínuos para conscientizar a população sobre os riscos de associar bebida alcoólica à direção, do consumo em excesso ou por menores de 18 anos. Por meio do projeto, a Ambev tem encontrado iniciativas de prevenção simples, eficazes e de baixo custo para serem replicadas.

Cada uma das ONGs que atua no projeto desenvolve um trabalho diferenciado de acordo com a realidade local para conscientizar os menores de 18 anos que eles não devem beber. O desenvolvimento das iniciativas em cada comunidade é acompanhado de perto pela Ambev, que organiza regularmente workshops com as organizações parceiras para que todas partilhem as ações que estão executando e assim, possam trocar experiências.

Ainda neste ano, o Instituto Move Social está avaliando a atuação do projeto em comunidades de seis ONGs parceiras. A pesquisa apontará qual a aderência das inciativas propostas pelo Na Responsa.



A Ambev e o consumo responsável

A Ambev organiza ações de defesa das práticas de consumo responsável há mais de 12 anos. Desde 2003, a companhia acompanha as discussões da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre os efeitos do uso inadequado de bebidas alcoólicas. Naquele ano, a empresa lançou o pioneiro Programa Ambev de Consumo Responsável.

As ações da Ambev têm o objetivo de estimular o cumprimento da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores; promover a segurança viária; e incentivar o consumo moderado. 

Além do programa de treinamento em práticas de consumo responsável que a Ambev promove para profissionais de bares, restaurantes e eventos de todo o Brasil, batizado de Bar de Responsa, a companhia possui ainda os projetos: Na Responsa!, Supermercado de Responsa e Papo em Família.

Regularmente, a Ambev realiza o Seminário Social, evento em que todas as ONGs se reúnem para apresentar os resultados de suas ações, discutir os desafios atuais, cocriar novas ideias e soluções e também compartilhar melhores práticas. Por meio do Na Responsa, a Ambev tem encontrado iniciativas de prevenção simples, eficazes e de baixo custo de serem reaplicadas, as chamadas tecnologias sociais. Essas ferramentas têm colaborado com a elaboração de políticas públicas voltadas para o uso consciente do álcool.

O Supermercado de Responsa é uma parceria com redes de supermercados que visa evitar que menores de idade consigam comprar bebidas alcoólicas nesses estabelecimentos do país. A Ambev desenvolveu um software que, instalado nos caixas das lojas de supermercado, identifica os códigos de barra das bebidas alcoólicas. Quando isso ocorre, o operador do caixa recebe um aviso na tela para solicitar um documento que ateste a maioridade do consumidor. Com o documento em mãos, o funcionário insere a data de nascimento do cliente e, comprovada a idade superior a 18 anos, a venda é autorizada.

Já o Papo em Família é um projeto lançado em 2013 para orientar os pais a prevenir o consumo de álcool por seus filhos menores de 18 anos. O programa foi criado em parceria com a Maurício de Sousa Produções e conta com uma série de materiais didáticos multimídia, todos ilustrados pela Turma da Mônica Jovem. As peças estão todas disponíveis gratuitamente no site: www.ambev.com.br/papoemfamilia.


Acompanhe as notícias e novidades da Ambev também no site www.ambev.com.br e nas redes sociais:www.twitter.com/ambevbrasil e www.linkedin.com/company/ambev.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

KNOAR NOITE 24042024