quinta-feira, 29 de outubro de 2015

REGISTRE A SUA PRESENÇA! HOJE É DIA DE CELEBRAR!



POR CARLA ANDRADE*

O Cerimonial está sendo lembrado em todo o Brasil. Em 28 de outubro de 2009 o Senado aprovou o Projeto de Lei (PLC 203/08) que institui o Dia Nacional do Cerimonialista. É nacional!

Bom celebrar a data com tantos profissionais que se dedicam a arte do Cerimonial. Mas um a reflexão é importante. Fazer o Cerimonial acontecer, em instituições ou empresas privadas tem muitas diferenças. Organizar casamentos, aniversários e demais festas sociais está virando um lucrativo hobby e onde fica o protocolo? O próprio relator do Projeto cita em matéria da Agência Senado que “a presença desse profissional na organização e administração de eventos tornou-se cada vez mais imprescindível”.  Mas Cerimonial não é só evento. É receber uma comitiva da Índia e saber que você não pode leva-los a uma churrascaria, é recepcionar o ministro do Congo e conhecer a forma correta de cumprimenta-lo, é receber um grupo da África e ter conhecimento prévio sobre seu costume. É ir para a zona rural de um município e se sentir parte da alegria de um morador que abre sua casa para também lhe ensinar o que é recepcionar bem os seus convidados.

Nosso campo de atuação está bem representado na cidade. São profissionais que buscam decorações, buffets, montam equipes grandiosas e sim, estão atentos aos protocolos necessários para organizar um bom evento, mas tem muita gente crua de sensibilidade, de valores, de profissionalismos, pensando ter encontrado o mapa da mina. Sim porque fazer eventos é muito lucrativo. Então espero que os profissionais de hoje procurem exercer essa atividade com lucros para a alma, para a alegria dos outros, para a completude cerimoniosa de todos os envolvidos.

Salve o 29 de outubro!!!

*Carla Andrade é Chefe do Cerimonial da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOCORRO!!!

  A Karisma News pede SOCORRO!!! Nunca chegamos a experimentar tanto descaso. Estamos sem alguma moeda nem pra comprar uma bala. A cada dia ...