sábado, 5 de setembro de 2015

ACADEMIA CONQUISTENSE DE LETRAS: "BENDITO O QUE SEMEIA" 35 ANOS DE HISTÓRIA



POR MOZART TANAJURA
Presidente da ACL

Fundada a 03 de setembro de 1980, a Academia Conquistense de Letras está em júbilo: 35 anos de existência promovendo a arte literária em nossa cidade.  A Academia Conquistense de Letras surgiu por iniciativa de alguns intelectuais que decidiram criar uma entidade que promovesse, intensamente, a vida intelectual da cidade, com o desejo de manifestar  suas ideias e reflexões através da Literatura.




Nestes trinta e cinco anos, muitos escritores consagrados de nossas letras participaram ativamente  enriquecendo a nossa arte literária. Vale citar nomes como: Jayme Martins, Erathósthenes Menezes, Mozart Tanajura, Nilton Gonçalves, Jesus Gomes, Fuad Maron e tantos outros de saudosa memória que ajudaram a fundar a entidade.

Dentre os objetivos da Academia, constantes no Regimento Interno, podemos destacar:

Primar pela compreensão dos direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, da família e dos demais grupos que compõem a comunidade;
Promover a Literatura e as artes regionais, incentivando a criação intelectual.
O lema da Academia, inspirado em Castro Alves, “Bendito aquele semeia” celebra a precípua atenção à cultura da arte literária que a entidade deve fomentar na engrenagem das letras de Vitória da Conquista.


Atualmente, a ACL é composta por 40 membros efetivos, com os seus respectivos patronos. As reuniões acontecem mensalmente na sede da entidade, localizada no Centro de Cultura Camillo de  Jesus Lima.

Assim, neste ano jubilar, a Academia lança o seu edital de inscrição para eleição de novo membro efetivo . Os requisitos estabelecidos obedecem às normas do Estatuto e do Regimento Interno da entidade, previstas no edital publicado, a saber:

ACADEMIA CONQUISTENSE DE LETRAS

Fundada em 03 de setembro de 1980

EDITAL 001/2015

 Em nome desta Presidência, ficam abertas as inscrições para preenchimento da cadeira 23, declarada vaga em virtude do falecimento da acadêmica Leda Maria Carvalho da Nova.  A partir desta data de 10 de agosto de 2015 e até às 12 horas do próximo dia 10 de setembro do corrente ano, os candidatos poderão encaminhar suas inscrições à sede da Academia Conquistense de Letras, localizada no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, obedecidos aos seguintes dispositivos estatutários:

o pedido de inscrição deverá ser dirigido, por escrito, ao Presidente, acompanhado de exemplares, em duplicata, das obras literárias do candidato, quer publicadas, quer inéditas.
o pedido deverá ser acompanhado dos dados biográficos do candidato.

A documentação apresentada pelos candidatos será objeto de prévio exame da comissão designada e posterior apreciação do plenário.

A eleição será por escrutínio secreto, mediante voto pessoal, considerado eleito o candidato que obtiver maioria absoluta dos votos dos membros presentes do colegiado.

Ficam os senhores (as) acadêmicos (as) convocados (as) para a eleição de novo membro efetivo no dia 10 de novembro deste ano, das 09h00 às 17h00, na sede desta Academia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOCORRO!!!

  A Karisma News pede SOCORRO!!! Nunca chegamos a experimentar tanto descaso. Estamos sem alguma moeda nem pra comprar uma bala. A cada dia ...